Usina de Letras
Usina de Letras
304 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->30.07.2020 - Honestidade -- 30/07/2020 - 00:29 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

https://youtu.be/JP_CQl6wn94



 



Diário da Pandemia



 



 



Honestidade



 



 



Na Ilíada de Homero, Aquiles dizia: “Odeio o homem que, como o Portal da Morte,  diz uma coisa mas esconde outra em seu coração”. E o profeta Jeremias: “Percorram as ruas de Jerusalém, procurem e observem! Procurem nas praças, vejam se encontram um homem justo e que busque a verdade”.



 



Será tão difícil encontrar pessoas honestas? Você se considera uma pessoa honesta?



Todos lembram que o filósofo Diógenes tentou encontrar em Atenas e Corinto, em plena luz do dia e com a ajuda de um lampião, um homem honesto e não conseguiu. Será isso verdade?



 



Recentemente, a revista “Readers Digest” fez uma pesquisa em dez cidades brasileiras, entre grandes, médias e pequenas. As cidades escolhidas foram Manaus, Ouro Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Foz do Iguaçu, Brasília, Salvador, Búzios, Rio de Janeiro e Blumenau.



 



A pesquisa direta, feita de forma aleatória, consistia em espalhar em cada uma dessas dez cidades, carteiras com R$ 51,00, documentos e fotos que identificassem o suposto proprietário. As carteiras foram “esquecidas” em táxis, shopping centers, calçadas, bibliotecas, restaurantes, supermercados, bancos, praças, etc.



 



As pesquisas foram acompanhadas ao vivo, para determinar as reações das pessoas que as encontravam. Ao final verificou-se que a cidade menos honesta foi Salvador. Somente 04 pessoas das que encontraram as carteiras as devolveram. Em contrapartida, a população mais honesta foi a de Ribeirão Preto, todas as 10 pessoas devolveram. Em Blumenau e em Brasília houve um empate de 05 a 05, Búzios perdeu de 04 a 06, Foz do Iguaçu ganhou de 06 a 04 e Manaus teve 08 honestos contra 02 desonestos.



 



Constatou-se que as mulheres são mais honestas que os homens, pois das 39 que encontraram as carteiras, 31 devolveram com dinheiro. Enquanto isso, dos 61 homens somente 29 devolveram-nas integralmente.



 



Paralelamente, pessoas abaixo de 20 anos devolveram 71,4% das carteiras que encontraram.



 



A média geral de devolução foi de 60%, isto é, de cada 10 carteiras perdidas no Brasil, 6 foram devolvidas, o que nos situa, em média, acima de pesquisas similares feitas na Europa (58%) e na Ásia (57%) e abaixo das realizadas nos Estados Unidos (67%) e Canadá (64%).



 



E você o que faria se encontrasse uma dessas carteiras?



 



(João Soares Neto-DN, de 07.12.97).



 



-x-x-x-x-x-x-



A honestidade foi e será sempre a arma decididamente mais forte para todas as lutas da Humanidade que vive e progride (Feri).



-x-x-x-x-x-x-      



 



 



Nas questões de estilo, nade seguindo a correnteza; nas questões de princípio, seja sólido, forte e resistente como uma rocha (Thomas Jefferson).



 



 



Integridade é ter coragem e autodisciplina para viver segundo sua verdade interior. Imagine uma vida humana assim. Existe nela uma grande honra (do livro O Redespertar Espiritual no Trabalho).



 



 



Todo homem tem seu valor; preço só os que se vendem. Venda seus produtos e seus serviços; jamais seus princípios e seu valor (Tarciso).



 



Parnamirim (PE) – Quarta cidade



 



Saco do Martinho era uma fazenda de criação de gado, de propriedade do tenente-coronel Martinho da Costa Agra, que construiu, em sua fazenda, uma capela dedicada a Nossa Senhora de Santana, dando origem ao povoado. A história da cidade está intimamente ligada ao ciclo da pecuária.



Em 25 de maio de 1870, foi elevada a distrito, passando a chamar-se Santana do Saco. Neste município, surgiu a Freguesia da Leopoldina, que, desmembrada de Santana do Saco, foi elevada a município em 1º de julho de 1909. Em 31 de dezembro de 1943, a Freguesia da Leopoldina passou a chamar-se Parnamirim.



O topônimo "Parnamirim" é de origem tupi e significa "rio pequeno", através da junção dos termos paranã ("rio") e mirim ("pequeno"). Homenagem ao Rio Brígida que banha a cidade.



Localiza-se a uma latitude 08º05'26" sul e a uma longitude 39º34'42" oeste, estando a uma altitude de 392 metros. Sua região é conhecida como Sertão Central de Pernambuco. Está a 570 km do Recife.



Sua população estimada em 2014 era de 21.093 habitantes.



O município é constituído de três distritos: Parnamirim (sede), Icaiçara e Veneza, além dos povoados de Barro, Matias e Quixaba.



 



Veja mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parnamirim_(Pernambuco)



https://youtu.be/j-gCaeFYrZA



https://www.youtube.com/watch?v=3bRQvComVxc



 



Últimas Notícias: https://www.uol.com.br/



 



 



Diário da Pandemia



 



 



O Diário da Pandemia



Que inventei de escrever



Jamais teve a intenção



Que não só o meu querer



De o dia a dia registrar



Pra no futuro lembrar



O que estamos a viver



 



 



Mas é preciso dizer



Aqui não vou divulgar



Notícias de tristeza



Já que quero me alegrar



E se esse meu escrever



Nem pouco alegrar você



Mal também não lhe fará.



 



 



Caros Amigos,



 



 



A partir de 22.03.2020, passei a publicar versos meus em outras situações, retornando ao assunto em pauta apenas eventualmente.



 



 



Para lê-los ou relê-los clique: https://bit.ly/tarcisocoelho



 



 



 



Obs.: Fico grato pelas visitas, inclusive a outros trabalhos lá publicados, bem como aos comentários que tiverem a bondade de escrever.



 



 



 



Abraços a todos.



 



 



Tarciso Coelho, Crato (CE), 30.07.2020.



 



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui