Usina de Letras
Usina de Letras
224 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->MINEIRINHO DE FERRO -- 31/10/2008 - 10:16 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Seguindo a orla marítima, o calçadão de Copacabana contempla a beleza de muitas mulheres "abençoadas por Deus e bonitas por natureza" . Talvez lá, num `flash´ do cotidiano, Vinícius de Moraes tenha dito pela primeira vez: "As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental."
De pernas cruzadas, sentado num banco do calçadão de Copacabana, mineirinho de Itabira folheava as páginas de seu livro de ferro, mal dando conta das deusas que desfilavam de biquíni, a dois palmos de seu nariz. Mais atento, andando no mesmo trecho pedonal , Horácio vê o mineirinho famoso passando as páginas de um livro, alheio ao que se passava ao derredor. Garotas de Copacabana desfilavam e esbarravam de propósito em suas pernas, mantidas dobradas e recuadas ao corpo, exatamente para evitar tropeções.
Horácio resolve interrompê-lo.
- Com que pelejas?
- Luto com as palavras, mas minha luta é vã.
Então, Horácio usou um jargão dos tempos de Sênca e Petrónio:
- "Litterae nom dan panene ". E acrescentou: Não se ganha muito dinheiro fazendo literatura, ser escritor não é uma profissão reconhecida pelas leis brasileiras, ninguém pode aposentar-se nessa profissão, não há sequer um código específico no Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, que permita o recolhimento de contribuição à Previdência Pública, para que no futuro, o contribuinte se aposente como escritor.
- Nem só de pão vivem os literatos, mas de toda sabedoria que sai de sua boca - concluiu o mineirinho.
- Isso é verdade, a sabedoria vem daqueles que têm o hábito de ler e escrever. O mudo não fala, porque nunca ouviu o som das palavras, nunca ouviu a voz humana. Do mesmo modo, quem não conversar com os livros é tão mudo e cego quanto aquele que não ouve, não fala e nem vê, pode até emitir sons ruidosos, imagens gesticuladas, entretanto, jamais poderão ser considerados eficazes na comunicação. Contudo, há outras virtudes no homem além das palavras, como por exemplo, saber ouvir mais do que falar.
- Virtutem verba puta - disse o mineirinho, lembrando do tempo em que estudou latim na escola.
Enquanto dizia essas coisas para impressionar seu interlocutor, uma loira escultural que passava, parou, balançou as coxas na frente deles e perguntou:
- Qual dos dois me chamou de puta? Se nenhum responder, vou ter que arrebentar os dois...
- Não, minha filha, ninguém te chamou de puta. Apenas perguntei a Horácio se ele achava que palavras são virtude e ele me respondeu ao ouvido:
- Virtude é ter as ancas dessa loira, bem ao alcance da mão.
Mineirinho fechou o livro, despediu-se de Horácio e pegou a primeira condução para Itabira.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui