Usina de Letras
Usina de Letras
287 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Fisiologia e ideologia -- 31/10/2008 - 12:23 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nas Entrelinhas

Fisiologia e ideologia

Correio Braziliense - 31/10/2008

Ao se apresentar como partido dividido, o PMDB esconde sua ambição atrás do biombo do fisiologismo. O PT, orgulhoso de sua organicidade e ideologia, sofre o infortúnio de ver seu apetite fisiológico ser interpretado como propensão ao monopólio do poder

Por Alon Feuerwerker

O equilíbrio de forças resultante da eleição municipal conduz o jogo político a um patamar diferente, mais sofisticado. Esta semana, por exemplo, o Democratas reagiu com uma nota serena e equilibrada à declaração do presidente da República de que o partido foi um dos derrotados na eleição municipal. Em vez de bater boca com Luiz Inácio Lula da Silva, como era hábito, o DEM preferiu posicionar-se de olho no eleitor. Deu sua pancadinha regulamentar em Lula, mas colocou-se como força política disposta a ajudar o país na crise. Dado que o cidadão médio anda mais preocupado com a economia do que com a politicagem de Brasília, o Democratas marcou um gol. Nada como o poder para trazer o sujeito de volta ao centro.

Se a oposição vai aprendendo a lidar com o presidente, sem aceitar automaticamente quando é chamada por ele para a briga, o PT busca uma maneira de conduzir suas relações com o novo PMDB, sigla mais vitaminada pelas urnas de outubro. Recapitulando. No começo do governo Lula, a estratégia do PT foi excluir o PMDB do ministério. Quando, finalmente, o partido foi chamado a participar, privilegiou-se uma ala, que apenas por convenção chamaremos aqui de "PMDB do Senado". Entre outras coisas, isso levou a que o "PMDB da Càmara" ajudasse a eleger Severino Cavalcanti para a Presidência da Casa em 2005. O que, como se recorda, quase custou o pescoço do presidente da República.

Daí que Lula tenha mudado o método no segundo mandato, acomodando não apenas um pedaço, mas todo o PMDB. Afora a economia (a passada, não a atual), eis o que explica a paz dos cemitérios em Brasília. Mesmo as naturais perturbações climáticas, como por exemplo o apoio velado do PT ao movimento que tirou Renan Calheiros (PMDB-AL) da Presidência do Senado, não têm os efeitos que teriam se a base de apoio do governo fosse mais estreita. Com Saúde, Minas e Energia, Comunicações e Integração Nacional nas mãos do PMDB, não há crise que prospere, nem escàndalo que tenha fólego.

Mas tudo cobra seu preço. O PMDB, bem mais do que o PT, é especialista em alavancar sua força política a partir das posições de poder que já ocupa. E com uma linha de comunicação singular, ainda que involuntária. Ao se apresentar como partido sempre dividido, o PMDB esconde sua ambição atrás do biombo do fisiologismo. Já o PT, que se orgulha de sua organicidade e ideologia, sofre o infortúnio de ver seu apetite fisiológico ser interpretado invariavelmente como simples propensão ao monopólio do poder. Por isso o PT eventualmente provoca medo em alguns, enquanto ao PMDB estes dedicam apenas aversão.

Naturalmente que não em nós, profissionais da observação habituados às idas e vindas dos políticos, de suas idéias e conveniências. Por exemplo, assim como foi conveniente para o PT unir o PMDB em torno de Lula para pacificar a cena brasiliense e nacional, especula-se agora no PT (particularmente na facção senatorial) com a estratégia de dividir o aliado, dado que a excessiva força deste poderá, algum dia, representar dor de cabeça para o projeto de poder petista. É por isso que o PT senatorial deseja lipoaspirar o PMDB, enquanto anaboliza o da Càmara. Ainda que o primeiro seja aliado de todas as horas do governo Lula e o segundo tenha passado a maior parte destes seis anos dormindo com o governo mas sonhando com a oposição.

Vamos ver no que vai dar. O primeiro resultado do movimento petista é a consolidação da candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) para presidir a Càmara. Para Temer, trata-se apenas de manter o barco navegando até o dia da eleição, rezando para que tudo dê certo no voto secreto. E o PT anda ameaçando ir atrás da Presidência do Senado, tirando do armário a velha bandeira da ética, útil ao partido de tempos em tempos. Buscaria construir uma aliança com a dissidência peemedebista e com a oposição, para assim esmagar os que até ontem Lula definia como os melhores amigos dele. Aparentemente, porém, Lula não está nessa. Compreende-se.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui