Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Estudos filogenéticos de Dragões: Répteis ou Peixes? -- 17/09/2003 - 17:21 (Roberto Shiniti Fujii) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No último Congresso Brasileiro de Estudos Dracônicos, duas teorias se confrontaram e causaram uma exaustiva discussão entre os maiores estudiosos da Dracologia. Para quem não conhece os dragões, eles são seres um tanto temperamentais que vivem em montanhas... A princípio considerado répteis pela classificação convencional, ela foi questionada pelo Dr. Elminster do Vale da Silva, que sugeriu inclui-los entre os Crossopterygii e Osteolepiformes. Esse trabalho causou protestos entre a classe científica e gerou diversas publicações a respeito, contrariando as idéias.

Publicamos aqui o resumo da proposta e, na próxima edição, estaremos publicando outras teorias sobre o assunto.

Os Dragões como ramo intermediário de Crossopterygii e Osteolepiformes
Dragões são animais ditos reptilianos, com algumas características que os identificam como a presença de membros dorsais membranosos aliformes, capacidade de produzir “sopro de dragão”, quatro dedos em cada membro anterior e posterior e realizar magia. A presença de membros dorsais, inexistentes nos tetrápodes leva a crer que os dragões podem ser um ramo apomórfico de Crossopterygii que não perdeu a nadadeira dorsal posterior, a qual evoluiu tornando-se par e migrando para a altura dos membros anteriores ventrais. A nadadeira dorsal não carnosa se estendeu por todo o corpo e o lobo central da nadadeira caudal alongou-se. A voracidade notada em Latimeria atuais pode denunciar o hábito predatório em dragões.

Apesar destas características, é possível que, a partir de um estudo mais aprofundado, este ramo pode aproximar os extintos Osteolepiformes como grupo-irmão de Dragões. Essa relação é observada no fato de que as costelas de Osteolepiformes projetam-se dorsalmente e as nadadeiras dorsais (anterior e posterior) são articuladas (podendo ter originado uma linhagem de dragões cromáticos cujos membros dorsais são ligados em toda a extensão da coluna). Essa relação também pode ser identificada por Dragões também pela presença de coanas. Em Dragões essas costelas podem ter se projetado ventralmente como em Panderichthyidae (possível grupo-irmão de tetrápodes) e os arcos neurais não articuláveis tenham se tornado os prolongamentos cervicais membranosos da maioria dos dragões.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui