Usina de Letras
Usina de Letras
205 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Benzedeira de trovada -- 22/11/2008 - 11:06 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Benzedeira de trovada

Aroldo Arão de Medeiros

Lu, forma reduzida para Luciana, é uma mulher dos seus quarenta anos. Carrega belos traços, porém sofridos. Apaixonou-se cedo. Aos dezesseis já estava casada com o primeiro homem que conheceu intimamente. Lu dizia para as irmãs que todas as mulheres deveriam se casar para não ficarem para titias, solteironas, coroas, encalhadas e, como são conhecidas no interior do município gaúcho de António Prado, benzedeiras de trovoada. Do primeiro casamento para o segundo e terceiro foram pequenos passos, ou melhor, pequenos lapsos de tempo, entrecortados de alegrias e tristezas. Pouco sabemos do segundo e terceiro casamentos. No primeiro, ela era bem mais jovem, quinze anos era a diferença de idade. Já no último ou no, por enquanto, mais recente, o seu cara metade é mais jovem dezesseis anos.
Epa, forma reduzida ou carinhosa com que é tratado Epaminondas, é um rapaz trabalhador, embora a cachaça esteja tirando seus atrativos físicos e, porque não dizer, afastando suas amizades. Epa briga com ela quase todos os dias. Motivos não lhe faltam: são suas cunhadas que ele diz que lhe enchem o saco, os olhares de Lu para os fregueses do restaurante, e até os decotes acentuados que ela gosta de usar.
Lu já está arrependida de ter sido casada várias vezes e promete que na próxima encarnação se unirá a um só homem, terá dois filhos e, assim como a mãe, benzerá os pimpolhos de quebranto, isipra e arca caída.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 344 vezesFale com o autor