Usina de Letras
                                                                         
Usina de Letras
45 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 59138 )

Cartas ( 21236)

Contos (13105)

Cordel (10292)

Crônicas (22196)

Discursos (3164)

Ensaios - (9439)

Erótico (13481)

Frases (46521)

Humor (19282)

Infantil (4461)

Infanto Juvenil (3729)

Letras de Música (5479)

Peça de Teatro (1337)

Poesias (138242)

Redação (3054)

Roteiro de Filme ou Novela (1060)

Teses / Monologos (2427)

Textos Jurídicos (1945)

Textos Religiosos/Sermões (5526)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Contos-->03.09.2020 - O Mês de Agosto -- 02/09/2020 - 17:32 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
.

https://youtu.be/sNaDCN4vt8Q

Diário do Dia a Dia

 

O Mês de Agosto

 

O mês mais longo do ano? 

Apesar de ter os normais 31 dias, agosto tem a fama de durar muito mais. Além disso, o mês é cercado de crenças e brincadeiras por ser considerado por alguns "o mês do desgosto". Mas de onde será que vem essa fama? 

Nome

O oitavo mês do ano herdou seu nome em homenagem ao imperador romano, César Augusto, em 27 a.C. O antecessor de Augusto, Júlio César, já havia feito o mesmo, ao renomear o mês de quintilis, que passou a ser julho em sua honra. Conta a história ainda que, para não "ficar pra trás", Augusto escolhe o mês sextilis, o mês seguinte ao de Júlio César, e coloca mais um dia, para que ambos os meses passassem a ter 31 dias.

Falácias sobre o mês de Agosto

  1.  O dragão dos céus

A má fama do mês também tem Roma Antiga como palco de suas origens. No século 1, os antigos romanos já temiam o mês de agosto, por acreditar que, nessa época, um dragão cuspindo fogo aparecia no céu durante a noite. 

Entretanto, o tão temido dragão era, na verdade, a constelação de Leão, mais visível no hemisfério norte durante essa época do ano. 

  1. Mês do desgosto

Avançando para o século 16, em Portugal, era no mês de agosto que as caravelas partiam para o mar. Os casamentos que ocorriam nesse mês eram considerados "azarados" e originalmente, a expressão era "casar em agosto traz desgosto", pois quem se casava em agosto não conseguia fazer a lua de mel e as noivas ainda corriam o risco de se tornarem viúvas antes mesmo de aproveitar as primeiras fases do casamento.

  1. Mês do cachorro louco

 A expressão tem origem da suposição de que agosto é o mês com maior incidência de cadelas no cio. Consequentemente, os machos ficam "loucos" e brigam entre si. Tais disputas seriam responsáveis pela proliferação da raiva, doença transmitida quando um cachorro infectado morde outro. Além disso, quando estão com raiva, os cães ficam espumando pela boca, o que contribui para que eles ganhem a fama de loucos.

 

 

Entre fatos históricos e crendices populares surgidas ao longo do tempo, a fama do mês de agosto nos acompanhou ao longo da história, de geração em geração. Mas acreditando ou não nessa reputação, o importante é que estamos chegando ao fim de mais um longo agosto. Vamos agora esperar e torcer pelos bons ventos que nos aguardam em setembro.

 

Ana Carolina Frazao Gomes

https://youtu.be/im98F3L_yAM

https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/

https://www.parceiromagalu.com.br/magazinegarimpotarciso/p/kit-2-jogos-cartas-de-baralho-original-copag-139-tradicional/17915809/?utm_source=garimpotarciso&utm_medium=kit-2-jogos-cartas-de-baralho-original-copag-139-t&utm_campaign=copy-paste&utm_content=copy-paste-share

 

👆Compre aqui que o Magazine Luíza vai deixar em casa.👍

Para lê-los ou relê-los na Usina de Letras: https://bit.ly/tarcisocoelho

 

Inscreva-se:

https://www.youtube.com/channel/UCD5qMve_L4-cfN7O4C8blzA?view_as=subscriber

 

Tarciso Coelho, Crato (CE), 03.09.2020.

 

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 85 vezesFale com o autor