Usina de Letras
Usina de Letras
204 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Pinóchio e Lula, o que eles têm em comum? -- 25/11/2008 - 12:23 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pinóchio e Lula, o que eles têm em comum?

Ternuma Regional Brasília

Por Carlos Alberto Cordella

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) acaba de confirmar a descoberta, pela Petrobrás, de mais dois mega-poços de petróleo.

O primeiro poço situado em Netuno teria 50 bilhões de barris de óleo leve.

O segundo poço situado em Plutão atingiria 70 bilhões de barris de óleo bruto.

Com mais estas duas descobertas, as reservas brasileiras de petróleo somariam trezentos bilhões de barris colocando o Brasil, no topo entre as maiores reservas mundiais.

A Petrobrás divulgou nota informando que já estão bem avançados os projetos de desenvolvimento tecnológico para exploração desses poços e a construção de duas mega-plataformas interplanetárias para extração de óleo e gás natural, com tecnologia 100% nacional. Informou a Petrobrás que aproveitará a tecnologia já existente nos poços do Espírito Santo para extrair o óleo e o gás encontrados em Netuno e Plutão.

Segundo a ANP o Brasil já terá disponível a tecnologia para extração desse petróleo no ano de 3985 DL (depois de Lula), podendo a mesma ser antecipada em alguns anos.

O presidente Lula anunciou com euforia mais estas descobertas que irão acabar com a pobreza no país e resgatar a grande dívida educacional existente e que foi desprezada no passado. Ao que tudo indica foi e continua sendo. Esse petróleo é do povo, não tem dono (neste momento os petralhas se alvoroçaram), afirmou o presidente, muito emocionado. Nunca antes na história desse país o governo investiu tanto em energia. Disse, ainda, o presidente:

"Este momento pertence também aos milhares de outros (?) que morreram massacrados (?) pelos que não acreditavam no sonho de que o Brasil poderia chegar onde chegou (?). O Brasil vive um momento extraordinário, investimos na Bolívia, na Venezuela, no Equador, no Paraguai, na Argentina e em breve estaremos investindo em Cuba nosso grande parceiro".

A Petrobrás divulgou em nota à imprensa, que iniciará em 2009 a construção do gasoduto que ligará Netuno e Plutão ao Brasil. E já mandou um recado a Evo Morales. Em 3999 DL, o Brasil se tornará auto-suficiente e cancelará o contrato de fornecimento de gás natural com a Bolívia.

A imprensa brasileira divulgou entusiasticamente as novas descobertas. Os senadores e deputados aproveitaram para numa atitude patriótica, democrática e republicana aumentar suas verbas parlamentares e o Palácio do Planalto já anunciou a criação de mais 50 mil cargos de confiança. Os aposentados, infelizmente, mais uma vez não foram lembrados pelo melhor e mais magnànimo presidente da história desse país.

Para comemorar as novas descobertas o governo inaugurou mais um estádio de futebol, este em Brasília, construído pela bagatela de alguns poucos milhões de reais subtraídos do bolso do contribuinte e tal qual o Engenhão no Rio de Janeiro, onde os atletas são proibidos de utilizar suas instalações para prática do atletismo, o novo estádio será entregue ao glorioso Gama, clube que disputará a terceira divisão do campeonato brasileiro.

A Ministra/Presidenciável, com espasmos múltiplos, sonha em reforçar o caixa do PAC por conta da extração do óleo no pré-sal de Netuno e Plutão. Segundo a Ministra os investimentos da Petrobrás já estão bem avançados, ainda que as ações da Petrobrás na bolsa de Nova York desmintam suas palavras, e talvez muito antes do previsto, por volta do início do terceiro milênio, o Brasil já esteja extraindo óleo e gás desses poços.

Lula, vem anunciando bombasticamente a descoberta de novos poços de petróleo, em profundidades, cuja extração, até o momento, torna-se inviável, em curto prazo, considerando-se que ainda não há tecnologia disponível no mundo para prospecção em camadas tão profundas.

Não bastasse a falta de tecnologia agrava-se a situação ao fato de que a Petrobrás precisará de investimentos externos maciços, num mundo que acaba de entrar numa brutal recessão.

Como nós brasileiros, calejados e mais do que acostumados a acreditar em contos da carochinha, além da grande simpatia por Pinóchio, consideramos mais do que viável a exploração de petróleo em Netuno e Plutão. Como diria o capitão Kirk, o pré-sal a fronterira final....

Não me surpreenderei se um dia abrir algum livro de histórias infantis e descobrir que minhas mais agradáveis lembranças de criança foram desfeitas com as novas versões de contos infantis revisados onde Lula e não Pinóchio foi a grande criação de Gepeto.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui