Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A elitização do futebol -- 20/04/2003 - 15:25 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A elitização do futebol

Athos Ronaldo Miralha da Cunha







O trabalhador brasileiro ainda está muito aquém de ter uma vida com suas necessidades básicas satisfeitas. É um povo sofrido e com parcos motivos para comemorações.



O futebol está inserido nas poucas alegrias e momentos de prazer desse povo sofrido, que sofre diante de um jogo pelo campeonato brasileiro.

Qual o programa mais barato num domingo? Um futebol pela televisão. (sobrando, é claro, o Faustão e o Gugu).

Freqüentar os estádios de futebol tornou-se uma aventura muito arriscada. E uma cadeira ou arquibancada superior é muito onerosa. Se for com a família então... Fica impraticável. A televisão é o veiculo mais acessível para o trabalhador assistir seu time do coração.



Com o advento da TV a cabo foi feita uma seleção dos apreciadores do futebol.

Mas não parou por aí. Agora concentrou mais a audiência. A elitização está completa. Quem quiser assistir seu time no campeonato brasileiro, terá que assinar o Pay-per-view. Um nome bonito e imponente. Imaginem se não é chique dizer: - Eu sou assinante Pay-per-view. Eu faço parte de uma classe social. A pirâmide Pay-per-view. Pobre povo brasileiro. Quanto menos tem mais te tiram.



Um acinte. Um absurdo. É o povo quem sustenta essa paixão. É o povo que leva o emblema de seu clube no coração. Entretanto, apenas uma parcela privilegiada da população tem acesso aos jogos.



Espero que o ministro dos esportes, que pertence a um partido com fortes bases proletárias e tradição socialista, examine com atenção a elitização do esporte mais popular do Brasil.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui