Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62293 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10390)

Erótico (13574)

Frases (50679)

Humor (20040)

Infantil (5460)

Infanto Juvenil (4782)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->CIDADANIA -- 05/03/2001 - 14:26 (Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"www.suacara.com"
CIDADANIA

Era forçoso escrever este título com letras maiúsculas. Em se tratando de seu Raimundo, não havia outra maneira de começar estas observações sobre este brasileiro excepcional. A cada dia que passa, eu mais o admiro e respeito. Agradeço à Divindade o privilégio deste convívio.
Vou retornar a um fato já comentado mas, que pode não ser do conhecimento de todos.
Este meu amigo, no próximo mês de julho completa noventa anos de idade. Tem ele dito, inúmeras vezes, já estar cansado desta permanência e pede a Deus que lhe permita partir, em breve. Mas, enquanto isso, exerce, de maneira exemplar, a sua cidadania das mais variadas formas.
Mesmo morando em um asilo, faz questão de exercer o seu direito de voto e a escolha consciente de seu representante. Acompanha com muita atenção os sórdidos caminhos por onde envereda a nossa política. Mas, mesmo assim, continua esperançoso em mudanças e vai, com muita isenção, analisando os possíveis candidatos, na perspectiva de encontrar alguém digno e com pulso suficiente para não se deixar ser levado por interesses menores.
Eu procuro encontrar assuntos amenos para as nossas conversas. Mas, fica impossível, com essa sua preocupação com os rumos do país. Acabo enveredando por caminhos que, dificilmente, são prazerosos.
Atendendo ao seu interesse, acabamos começando por comentar a política local.
Vamos indo por Santos e o aumento irreal no preço das passagens dos coletivos. O Legislativo saiu-se com um protesto, alegando não ter sido consultado sobre o dito aumento. Mas, nada além disto. Como em todas as esferas, este Poder é refém interesseiro do Executivo.
Atravessamos o canal e fomos comentar sobre a política da vizinha cidade de Guarujá. Um município que, como a maioria dos outros todos neste país, tem a maior parte de sua população vivendo em condições de miserabilidade, em favelas e palafitas; carecendo de atendimento médico e de cultura. Pois bem! Ali no Guarujá, na semana passada, os recém empossados membros do legislativo, aprovaram em sessão com votação secreta, uma verba, mensal, de gabinete, de algumas dezenas de salários mínimos para cada vereador. Conseguiram, inclusive, derrubar o veto do senhor Prefeito. O mais estranho é que existem vereadores em primeira legislatura, que sempre pareceram pessoas de boa índole e, agora, com esta votação secreta, estão aceitando o ditado antigo que dizia: "No escuro, todos os gatos são pardos".
Mas, voltemos a quem merece respeito e atenção: o meu amigo Raimundo.
Este CIDADÃO, consciente de que ainda faltam dois anos para a posse do novo Presidente da República, está preocupado com a qualidade dos pré-candidatos e quer saber quem são estes possíveis futuros Chefes da Nação.
Ah! Se uma significativa parcela de nós brasileiros comuns, tivesse esse interesse e a mesma consciência de cidadania, poderíamos rebater a pecha maldosa sobre a "vaca louca", sem medo de "cana dar".




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui