Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->DEPOIMENTO DE UM EX-CRENTE -- 24/04/2004 - 08:19 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"Meu nome é Jorge Soares Viana.T enho 60 anos de idade, fui crente evangélico durante 42 longos anos, sempre fui fiel nos dízimos e nos serviços religiosos, obediente em todas normas, costumes e mandamentos de cada denominação.

Fui pastor, evangelista, professor, cantor e mais!...Percorri quase todas as denominações existentes, em busca da “verdade”. Porem em todas; sempre encontrei a mesma coisa: Farsas, enganos, mentiras, ignorância, ingenuidade e fanatismo religioso. Todas se dizendo serem detentoras da “verdade”. Porem todas elas igualmente equivocadas!
Vi muita miséria, enfermos, fracassados e derrotados, mas mesmo assim os fanáticos iludidos continuavam a dar testemunhos de vitórias e benção recebidas, benção estas que jamais aconteciam.
Confesso que em todos esses anos que por lá estive; eu nunca tive o prazer de presenciar um só milagre, nem mesmo a cura de uma simples dor de cabeça, era tudo só balela!

Até que a realidade e a desilusão me desanimaram, então fim, eu desisti!
Há, só que nesse longo trajeto religioso, eu tive três casamentos desfeitos e perdi um filho com 20 meses de idade, morto por um trem de (?) toneladas. (Quantas benções e Quantas vitórias, hem?).

Aí então cheguei a seguinte conclusão:...

Se deus não vê o mal...Ele não é onisciente!...
Se ele vê, mais esta muito distante para agir...Ele não é onipresente!...
Se ele vê, esta presente, mas não quer acabar com o mal...Ele não é amor!...

E só para esclarecer; Hoje tem 3 anos que me “desviei dos caminhos de deus” e me sinto muito, mas muito feliz mesmo, não preciso de muletas para caminhar, nem de coleira para me manter preso e na linha, (tem gente que precisa, eu não!)
Tem gente que se não esta na “Igreja”, está no crime. Eu sempre fui um homem correto, antes, durante e continuo sendo depois de ter estado em alguma Igreja.
Portanto; eu não preciso de Igreja nenhuma para ser honesto e ser feliz!

Tanto a bíblia quanto as Igrejas tem prazer em colocar nas cabeças da gente que:
“O homem é mau e não é digno nem de pronunciar o nome de deus, que a nossa justiça é como trapo de imundícia, que o lugar que nos cabe é o inferno e etc...”.

Bem, eu quando noto ervas daninhas na minha lavoura, trato de passar veneno e acabar logo com toda a praga, e não fico esperando que se transformem num jardim de rosas!

Porque será que um deus tão perfeito não acaba logo com a raça humana tão imperfeita?... Porque esse deus insiste em se manter tão distante, omisso, invisível, não se mostra, não se revela, e não responde ao clamor do povo que o busca.

E ainda falam por aí em “comunhão com deus!”, que comunhão hêm? (comunhão é aquilo que ocorre entre familiares e entre amigos)!

Bem ao contrario de deus; o ser humano é um ser real, está presente, se comunica, é solidário, ama, ajuda e faz o bem!
E essa invenção de que deus “ama o pecador?”, esta provado que é mais uma grande mentira!

E quanto ao fato do ser humano não saber nada,...Nada,... Mas nada mesmo a seu próprio respeito?
Por exemplo: Eu não sei a hora, o dia, o mês, o ano, nem o lugar onde nasci...Não sei nem quem são os meus pais, (tudo o que sei é por informação de outros!), não sei de onde eu vim, porque vim, o que faço eu aqui, qual foi o plano traçado para a minha vida aqui nesse mundo, qual a função que deverei exercer?
Quais as melhores escolhas que eu deverei fazer = (profissão, casamento e etc...?). Não sei quantos anos eu vou viver aqui nesse mundo, quando, onde, do que vou morrer?

Qual foi, qual é o propósito da minha vida (passado, presente e o meu futuro), para onde eu vou após a morte, etc, etc, e etc...?
Enfim, a nossa vida é uma incógnita, um grande mistério! Eu diria: é uma grande maldade isso que fazem com a gente!
A final, não sabemos nada sobre nos mesmos!

E ainda tem gente que acha que sabe alguma coisa...(sabem mesmo?). Aí então fica uma pergunta: que deus sábio poderoso, e bondoso é esse, que até parece estar perdendo para o ser humano, em matéria de capacidade e eficiência? Pois, uma industria quando lança um produto no mercado; fornece junto um manual de instrução para um perfeito funcionamento e manuseio, com garantia e tudo mais.

E quanto a nós hem?...É bem como diz a bíblia: “trapos de imundícias!”. (Nessa eu concordo plenamente com a bíblia!) Que ruim hem?
Enquanto isso; o homem continua nascendo, crescendo, vivendo, sofrendo, envelhecendo, adoecendo, morrendo, desaparecendo e pronto, fim acabou!...
E tudo isso para á gloria desse deus de “amor”?

E ainda mais essa de: (“ame o teu deus!”). Como é possível amar alguém distante, invisível, estranho e desconhecido, que nem liga pra ninguém?
Quando alguém diz que ama esse deus, (está mentindo), pois é impossível amar alguém que não se vê!

Na verdade o que as pessoas sentem, é medo desse deus, e só o adoram por obrigação, ou por simples interesses = "benção e vida eterna!"".

Textos de Jorge Soares Viana.
Publicado a pedido do depoente

ÍNDICE


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui