Usina de Letras
Usina de Letras
9 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Desinformação Zero -- 23/04/2003 - 10:01 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em um ônibus intermunicipal, na periferia de São Paulo, em pé, observo os demais passageiros, confortavelmente sentados. Seis pessoas aproveitam seu tempo, provavelmente a caminho de seus lares, após uma fatigante jornada de trabalho, lendo livros. Poderão perguntar, o que isto tem demais. Minha visão otimista da vida diz que esse é um sinal de que estamos mudando. O nosso povo vem percebendo, aos poucos, que informação, além da telenovela e do futebol, dá prazer e aprimora a existência.



Alguém me questionou, certa vez, como fazer para que seu filho adolescente despertasse interesse por literatura. A princípio não soube responder. Ao contrário, lembrei uma maneira eficaz de fazer um jovem perder o interesse na área. Basta agir como uma boa parte dos estabelecimentos de ensino. Obrigue alguém de quinze anos, que nunca foi além dos gibis, a enfiar goela abaixo, quatrocentas páginas de um clássico da nossa literatura. É tiro e queda. Após a frustração, quase certa, de não passar da décima página, procurará ficar um bom tempo afastado desta atividade. Isto ocorreu comigo!



Adquiri o hábito da leitura com vinte e cinco anos de idade. Faz tempo! E foi tarde! Anteriormente, só quando obrigado e torturado. Torturado é exagero, admito.



Além do exemplo de meu pai, lembro de que meu maior incentivador foi o apresentador Jô Soares, ainda no SBT. Ele falava do hábito da leitura como algo sublime e prazeroso. Atingido subliminarmente, resolvi aceitar o desafio. Lembro, na época, ter lido o Alquimista, de Paulo Coelho, em apenas um dia. Muitos podem questionar o valor literário de suas obras. Mas, e daí? Seu conteúdo influencia meus passos até hoje e, além de tudo, passei a ler com freqüência outros gêneros. Virei um rato de sebos e precisarei de cinco encarnações para dar conta de tudo o que comprei compulsivamente.



Por ironia do destino, esse artigo está sendo publicado no mesmo veículo onde estão alguns contos do autor que um dia me disse que “nada é por acaso”. O Universo conspirou a meu favor.



Quanto à resposta ao pai do adolescente. Deixe seu filho ler o que gosta, iniciar pelo assunto que mais o interessar. Compre, ou melhor, deixe que ele mesmo tenha o indescritível prazer de escolher e adquirir um livro. A história do seu esporte preferido ou a biografia do ídolo de rock. Costuma funcionar. Viva Harry Potter! Viva O Sítio do Pica Pau Amarelo!



Aqui, citei livros, mas, em minha humilde opinião, qualquer acesso à comunicação é relevante. Revistas, jornais, quadrinhos, Internet, televisão aberta ou a cabo, rádio, cinema, teatro, shows musicais, exposições de arte, uma conversa com amigos, tudo, na dose certa, é informação.



Precisamos de educação, escolas fundamentais bem estruturadas, ensino médio competente e universidades em quantidade e de qualidade, responsáveis pelo espírito crítico essencial a uma nação democrática. Assim, o que for de má qualidade será naturalmente descartado. Somente a fome por conhecimento é necessária. A outra, tem de ser zero, e logo!



Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista.



Contatos e comentários:

Silvio Alvarez: silvioalvarez@terra.com.br

Ilustração – Bruno César: brunoartes@uol.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui