Usina de Letras
Usina de Letras
225 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O Dicionarista - Secundogênito -- 10/01/2009 - 10:48 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Dicionarista - Secundogênito

Aroldo Arão de Medeiros

Só pelo título já vemos que não é fácil conhecer a enorme quantidade de palavras de nossa língua portuguesa. É impossível decorar o dicionário! Secundogênito, ou segundogênito, é aquele que foi gerado em segundo lugar. Ou seja, em linguagem mais popular, o título dado por este croniqueiro deveria ser O Dicionarista - Segunda Parte.
Distribuí novamente algumas palavras a três pessoas cujo nível cultural eu considero entre bom e excelente. Uma dela é professora, o outro, bancário e o derradeiro, administrador.
Calhe - foi respondido como calha de cano; providencial e calha. Ninguém acertou. Calhe significa rua estreita, viela, carreiro.
Homem-de-palha - respostas: pessoa sem escrúpulo; homem fraco e espantalho ou homem magro. Olhem a frase montada por um dos três a quem testei os conhecimentos:
- Montei um homem-de-palha no meio do milharal.
Homem-de-palha, segundo o dicionário, é um testa-de-ferro. Seria um corvo que assumisse o roubo das espigas de milho no lugar de seus irmãos.
Festão - festa grande; certo tipo de arma de fogo; certo tipo de tecido.
Se eu dissesse que havia dado um festão de presente para a minha namorada, segundo o primeiro interrogado eu teria dado uma grande festa. Está certo o significado. E o presente a namorada iria gostar bastante. A segunda pessoa teria matado a menina de susto. A terceira que respondeu é uma mulher. O rapaz ia ficar sem saber o que fazer com o corte de tecido.
Eu dei para a minha namorada um ramalhete de flores. Original, não?
Não vamos perder muito tempo com palavras estranhas. Também, quem mandou eu distribuir as palavras para pessoas com nomes tão esdrúxulos como Idevarde, Rodobardo e Gewson. Se no dicionário do Aurélio, que contém em torno de 120.000 palavras, tirarmos 1%, não sentiremos falta. São 1.200 verbetes a menos, que não empobreceriam o nosso vernáculo, pois são tão pouco usadas que ninguém notaria suas ausências.
Quem souber o significado dessas palavras sem olhar no dicionário (excluem-se pessoas do ramo), pode rasgar (*) tudo o que escrevi:
Abre; a-do-ó; águas-de-setembro; baronesa; bicha; brasa; caxaramba; caxiri.
Fui só até a letra C. Uma dica: esta única palavra tem mais de cem sinónimos, assim como meretriz e diabo.
Portanto, se quisermos fazer uma revolução cultural devemos começar a reduzir o número de palavras de nosso léxico. Epa, está aí outra palavrinha desconhecida...

(*) Nota do autor: Sinónimo de abre; a-do-ó; águas-de-setembro; baronesa; bicha; brasa; caxaramba; caxiri é, simplesmente, cachaça.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 700 vezesFale com o autor