Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->DISCURSO DE DESPEDIDA DA METALAC -- 01/10/2003 - 17:05 (Claudio Peçanha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DISCURSO DE DESPEDIDA DA METALAC

PROFERIDO NA PRAÇA DO SIMPLES PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS REUNIDOS NO CHÃO DA FÁBRICA

SOROCABA, 19 DE AGOSTO DE 1996

Meus companheiros:


Este talvez venha a ser um dos momentos de maior emoção da minha vida.

Em despedidas de outros empregos tambem me emocionei: quando sai do BNDES, chorei durante todo meu discurso de despedida diante de um auditório luxuoso com mais de 400 pessoas, todos de terno, alguns Ministros, Governadores, altos funcionários do Governo.

Já estou um pouco mais velho agora e vou tentar não chorar diante de vocês.

Mas não posso deixar de reconhecer que estou sentindo uma forte emoção diante de vocês agora. Deveria estar acostumado a falar para vocês nesta Praça: já fiz isso dezenas de vezes nestes últimos 8 anos!

Mas hoje é diferente. Hoje, mais que uma despedida, é o despertar de um sonho!

• Um sonho de poder implantar um ambiente de trabalho sadio, justo e feliz!
• Um sonho de manter uma relação capital trabalho de respeito mútuo em benefício da empresa e dos trabalhadores!
• Um sonho de trabalhar de forma SIMPLES, mas objetiva e eficaz!
• Um sonho de competir em mercados livres com produtividades internacionais!
• Um sonho de pagar salários internacionais para trabalhadores de classe mundial!
• Um sonho de produzir parafusos tecnológicamente superiores com qualidade total!
• Um sonho de relacionamento honesto com funcionários, clientes e fornecedores, em sistemas de parcerias reais!
• Um sonho de poder realmente trabalhar em equipe, com envolvimento e participação de todos nos resultados da empresa!

Para mim, o sonho acabou; mas para vocês, para a Metalac, é preciso que continue, é preciso que este sonho que começamos juntos se torne realidade.

Isto é possível, mesmo que muitos não acreditem, mesmo que alguns sejam contra, mesmo que alguns não queiram sonhar.

Quando começamos a mudar em 14 de Julho de 1989, no Dia do ALÔ, muita gente achava que não ia dar certo, que o Brasil não estava preparado, que “aquilo era coisa de japones”.

Alguns diziam: Cláudio, e se você for embora da Metalac, como é que fica o SIMPLES, vai tudo voltar atrás?

Hoje eu tenho certeza em dizer para vocês que não dá para voltar atrás! Não dá porque tudo que começamos anos atrás de forma pioneira, hoje é normal na vida do dia a dia da Metalac e de muitas empresas do Brasil que copiaram muitas coisas do nosso sistema. É tão normal que até esquecemos que fomos nós que começamos!

Saio da Metalac em termos financeiros exatamente como entrei: não fiquei mais rico nem mais pobre nestes 9 anos. Não construi casas, não comprei apartamentos, até o carro da Metalac tenho agora que pagar se quiser mantê-lo.

Muitos de vocês neste período, puderam melhorar suas condições de vida, puderam ter uma vida mais decente, mas acima de tudo puderam se orgulhar de trabalhar na Metalac, uma empresa digna de sua comunidade e líder em seu setor.

Eu também posso dizer que saio daqui mais rico de amizades, mais rico de orgulho em ter convivido com vocês, mais rico por ter liderado uma empresa hoje nacionalmente reconhecida como pioneira na implantação de programas de produtividade, desenvolvimento tecnológico, envolvimento de seus funcionários, participação de resultados e qualidade total.


Gostaria de acabar esta reunião hoje aqui na Praça de uma forma diferente das dezenas de outras vezes que aqui estivemos juntos. Quero cumprimentá-los um a um, despedindo-me diretamente com um aperto de mão, representando o meu grande respeito por vocês, a minha admiração por este grupo que liderei com dedicação e a minha amizade que espero seja correspondida por vocês.

Meu sonho acabou, mas vocês tem que continuar a sonhá-lo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui