Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Il Capo -- 17/01/2009 - 23:12 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ministro diz ter considerado o fato de a França já ter o acolhido por 11 anos.

Agência Estado

16/01/2009

São Paulo - O ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), negou hoje (14) que haja cunho ideológico em sua decisão de conceder refúgio ao militante de extrema esquerda italiano Cesare Battisti. "Tomaria a mesma decisão se a pessoa que requereu o estatuto de refugiado fosse de direita", afirmou o ministro. "Sei que a acusação não é fundada juridicamente, nem séria politicamente", disse, rebatendo as críticas da oposição.

Genro negou ainda que o fato de o advogado de Battisti ser o petista Luiz Eduardo Greenhalgh tenha influenciado sua decisão. "Recebi Greenhalgh em um ato de entrega de resumo do recurso. É o que faço com qualquer pessoa, seja do PT ou não. Minha agenda é de Estado, não de partido."

De acordo com Genro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse respeitar sua decisão. "Lula não manifestou nenhum juízo de valor sobre o assunto", disse Genro. "Até porque não era nem função nem dever do presidente fazer isso naquele momento."

Questionado se concederia o mesmo benefício ao ex-presidente paraguaio Alfredo Stroessner na época do pedido de asilo do ditador, Genro respondeu que sim. "O caso dele era tipicamente de asilo político, por mais barbáries que nós saibamos hoje que ele cometeu como chefe de Estado nas masmorras da ditadura paraguaia", afirmou.

Justificativa - Genro considerou na decisão de reconhecer Battisti como refugiado o fato de a França ter acolhido o ex-militante como refugiado por 11 anos e de as acusações contra ele serem de cunho político. O ministro disse ter levado em conta também decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro em casos análogos.

O ministro disse estar convencido ainda de que Battisti não teve assegurado o direito a ampla defesa. Segundo Genro, há provas de que a procuração usada pelo advogado do italiano era forjada. O mesmo defensor teria como clientes pessoas que fizeram denúncias contra Battisti.

"De uma folha em branco assinada por ele foi feita uma procuração", disse Genro. "Levado ao ambiente político daquela época - de tensão política, violência e subversão do Estado Democrático de Direito -, isso me criou uma dúvida se ele realmente teve direito a ampla defesa. E achei que seria mais adequado deferir a ele o estatuto de refugiado."



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui