Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->2009 - A Meta é Evoluir -- 18/01/2009 - 18:38 (ANA SUELY PINHO LOPES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A Meta é evoluir...

A cada final de ano busco avaliar o que fiz de interessante no ano. É uma análise para identificar no que cresci, visando contribuir com a melhoria do ano que virá. Seja um projeto social, pessoal, espiritual ou educativo, contanto que inclua qualidade de vida.

Tudo depende da dimensão que damos ao sentimento, ao momento, e surge então o efeito psicológico, uma janela inédita se abre em nosso coração em nossa cabeça, como um sinal de oportunidade ao crescimento, ao novo, ao diferente, naturalmente é assim que acontecem as diferenças.

Daí contamos com uma porta entreaberta para que entrem mudanças, novas perspectivas. Costumo dizer que as coisas acontecem na hora certa e, quando há espaço para tal - no próprio momento que identificamos algo diferente, quer um novo sonho ou um novo desejo -, é hora de mudarmos, de transmutarmos.

Não há momento melhor que este: o agora. Esses sinais nos chegam seja por meio de um sonho, de um presente, de um livro, um pensamento, uma palavra... de diferentes modos, formas ou, simplesmente, numa barraca de praia.

Estava eu em busca de um local que me oferecesse um espaço para dar autógrafos e oferecer alguns momentos de prazer, de encontros para meus amigos e deparei-me com a Barraca Ritmus, Praia do Futuro, Fortaleza.... E como num passe de mágica, estava tudo pronto para recebê-los e proporcionarmos uma noite de encontros prazerosos.

Além da gentileza, da disponibilidade e solidariedade do cearense, que já tornou-se visível e comum, o que mais me agradou e chamou atenção foi o teto simples da barraca, feito artesanalmente de palhas de coqueiro amareladas, livre como é a liberdade, como deve ser a poesia, como devem ser os encontros, como chega o novo e deparei-me com a frase: "A meta é evoluir"...
Aquela frase não me saiu mais da cabeça. Evoluir, crescer, melhorar... E, como sempre faço, consultei o magnífico Aurélio e lá estava escrito: "sofrer alterações, modificar-se, transformar-se". De fato, nenhum crescimento acontece sem que haja uma forma de sofrimento. O sofrer leva ao amadurecimento, a harmonia. Basta citar como exemplo uma planta que tem seu tempo embaixo da terra, sem qualquer conforto. Mas esse período se faz necessário para que a flor germine, cresça e floresça!

Ao sair e retornar deparei-me com a barraca envolta em fitas, na forma de um presente que nos é oferecido e lá estava a mensagem: "Só para lembrar... A meta é evoluir". Entendi como uma mensagem, um sinal e uma confirmação do que já havia anteriormente elegido para mim qual seria a palavra "mágica" deste ano.

Que todos encontrem a sua palavra mágica e a traduza na prática, na ação... certamente sensações melhores viverão!

Feliz 2009!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui