Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->OS SENHORES "FEUDemAIS DO SEMNADA FEDEREAL -- 23/01/2009 - 11:10 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Enquanto isso, no Reino Desunido da Brazilàndia, mas precisamente no "Palhácio do PráAnalfa", entra desmunhecadamente correndo o "AAA" para atender o telefone. Atrás, desfila com sua beleza estonteantemente cultural a "Boa da Corte".

- Alo-ó! Aqui é da "Sala-Óvo" do "Palhácio do Prá-Analfa"... Quem...? Piloto do "Força Aérea 51"? Que que tem? Um "forço pousado"...? Não!? Ah, sim! Um pouso forçado... No avião do Vice-Rei..? minha "santa lagartixa", protetora das "meias-bichas". Só diluindo mesmo... Mas o quê? Não soltar fogos porque ele tá vivo? E quem é que iria soltar fogos, seu... seu... "calunista"... "consumista"... er... comunista! Eu vou é fazer queixas suas para o "Vice-Rei"... O quê? Não adianta... Não adianta por quê? Ah, ele já ta "bebo"... Mas amanhã ele tá bom... O quê? Amanhã ele tá o quê? Ah, sei... Amanhã ele tá fazendo turismo... Ele e dona "Marisia Morticia Lelé da Selva" tão indo pra "Itália"... vão pegar a benção do "Papa"... É, mas pra salvar esse vice-reino, nem com a benção de Deus, quanto mais do seu "Relações Públicas" na Terra. Sei... Mas antes vão dar uma "esticadinha" na "Filial"... É claro! Se vão pedir proteção de Deus, tem de primeiro tomar "abenção" do "demo...crático" do "Usa & abUSA". Sei... Ele tá dizendo o quê? Que vai se esbaldar? Aonde? Com quem? Ah! Com a "Barraca de Brahma"... E você já avisou pra ele que o nome do novo "Previdente" dos "americoanos" não é bem esse? Já? E ele disso o quê? Que "Skollhe" outro, nem que tenha de ir beber nas "Antárticas"... Sei... E tá me pedindo o quê? Pra fazer o quê? Euzinha...? Ah, e sem frescura... Se eu fizer tudo certinho ele traz um "santinho" do Papa autografado... Tá bom, diz pras ele que eu fiquei muito emocionada, tó quase chorando...
- Que que foi "Edigay"?
- "Ediglay"... Até a senhora...
- Desculpe! É indução ao erro... Mas, se eu entendi bem você recebeu uma missão importante...
- Pois é! O Vice-Rei disse que tá fazendo uma "Turnê" política pelas "Oropa", segundo ele, e me pediu pra "intermediar" o conflito sobre a "chefia" do "SemNada Federeal"?
- Entre o "Arfeio Chinaglia" do "PMDB" e o "Tião ViuAna" do "PT"?
- Isso mesmo, que na verdade é uma disputa entre o PMDB-"Pro Meu Democrático Bolso", e o PT-"Patota Tapada", pra saber se o Vice-Rei vai poder mandar à vontade, ou só ficar na vontade.
- Mas não tinha um trato entre eles que uma vez era um e depois era o outro? O "Povão" chamou até de política do "feijão-com-arroz", que é a forma satírica da antiga política do "café-com-leite", onde se revezava vice-reis dos "feudó" das "Minas" e de "Sumpau"?
- Tinha e tem! Mas desde quando "Polititicos" nesse vice-reino cumprem promessas? E ainda tem o "Michê Temer" correndo por fora, que nem "cavalo paraguaio"
- Já que você tocou no assunto, eu escutei por aí, no "Baixo-Brasília" que os "Pralamentares" tão doidos pra ver o circo pegar fogo pra transar com a mulher do palhaço".
- E isso quer dizer...?
- Que eles estão só esperando o "pau comer" pra indicarem o "Zé Sarna-eu?"
- De novo?
- Novamente, outra vez.
- Mas ele não disse quando ganhou da última vez pelo "Feudó" do "AmaPau", mesmo morando no "AMarranhão", que esse seria o seu último "Maudato"?
- Isso se ele conseguisse "emplacar" a filha, mas como não conseguiu
- Mas a "Rosengana Sarna-eu" não tem nem cacoete do pai
- É mesmo! A única semelhança é o bigode.
- E o "PSDB"?
- A "Patota Sócia do Dinheiro Brasilindio"? O Cacique deles, "Ferrando É-rico Vaidoso", "tá se guardando pra quando o carnaval chegar". "Botou o boi na sombra", e não quer queimar os seus trunfos: "Zé SEerrado" e "Aério Nuvens", preservando-os para as próximas eleições à Vice-Rei
- Mas será que vai haver?
- Isso se não inventarem um terceiro "maudado" e implantarem uma "Ditadura Militícia", com a ajuda dos correligionários "Verdhugo Chaves", "Demo Morales" e "FÉntrando Lugo De Mentez"
- E o guru deles será o "Fidelonga data Castro".
- Já é! E vão ressuscitar o "Chê Quevara!" para comandar os guerrilheiros.
- Eu pensei na "Dilmá Rosnoussef", afinal ela tem experiência em tempos idos
- Ih! Tá por fora! Ela já foi eleita sucessora do Lelé
- Aí vai ser o fim do mundo, ou pelo menos do "Reino Desunido da Brazilàndia"
- Tó nem aí. Já tó com minha passagem comprada pro paraíso.
- No céu?
- Não, cara-pálida. Pra BARRA DO JUCU. Aliás, eu, minha família e o "Mortinho da Vila".
- Aí tá mais do que certo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui