Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->PATRONO FACCAS 1991 -- 01/10/2003 - 17:13 (Claudio Peçanha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FACULDADE DE CIENCIAS CONTABEIS E ADMINISTRATIVAS DE SOROCABA
======================================
COLAÇÃO DE GRAU DE 1991
======================================

CLAUDIO DE ARAUJO PEÇANHA
Patrono



Ao aceitar o honroso convite para ser o Patrono desta solenidade de colação de grau dos cursos de ciencias contábeis e administração, fiquei me perguntando o por quê da escolha dos formandos e, acima de tudo, preocupei-me com a mensagem que como patrono devo transmitir a voces administradores e contabilistas a partir de hoje.

Eu decididamente não sou um administrador convencional e eu muito temia que voces pudessem ter me convidado para patrono sem saber disso!

Mas ao mesmo tempo, eu tenho absoluta convicção a respeito da nova forma de se administrar uma empresa moderna, eu pratico árduamente esta nova forma de se administrar e eu na verdade quero transmitir a um maior numero possivel de pessoas estas minhas convicções e experiências.

Assim, aceitei o desafio, e gostaria de poder transmitir-lhes algumas idéias:

Existem duas teorias absolutamente distintas sobre as relacoes entre as empresas e seus empregados:

Uma primeira teoria basica, que vamos chamar de Teoria X, tem as seguintes premissas:

1) As pessoas pela sua propria natureza, não gostam de trabalhar, e evitam trabalhar sempre que possivel. O trabalho é considerado verdadeiramente um sacrificio!

2) Os trabalhadores tem POUCA AMBIÇÃO, tendem a evitar responsabilidades e gostam de ser dirigidos; ou seja, todo trabalhador precisa de um "chefe";

3)Acima de tudo, os trabalhadores querem SEGURANCA;

4)Para que se alcance objetivos organizacionais é necessaria a utilização de coerção, controles e ameaças de punição por parte da administração para com os funcionarios.

Estas hipoteses sobre o comportamento dos trabalhadores baseou por longo tempo as praticas de administracao das empresas desde o inicio da industrializacao.

A premissa por tras das tarefas cientificamente estipuladas era de que os gerentes, com o auxilio de profissionais, poderia cuidadosa e sistematicamente analisar cada funcao a ser desempenhada no processo produtivo e determinar o metodo melhor e mais rapido para a sua realizacao.

Seria ate possivel calcular com precisao o tempo que um trabalhador medio, ou melhor, um trabalhador ideal que estaria perfeitamente adequado aquela funcao, levaria para desempenhá-la.

Na concepcao cientifica da organizacao do trabalho, as tarefas a serem realizadas eram divididas ate a sua forma mais simples.

Os trabalhadores se concentrariam, entao, em desempenhar atos discretos, predeterminados e cuidadosamente medidos no seu ambiente de trabalho.

Todas as funcoes associadas necessarias para o planejamento e coordenacao dos esforcos da massa de trabalhadores seriam desempenhadas pelos gerentes, supervisores e especialistas.

Assim, o trabalhador nao teria qualquer responsabilidade ou influencia nos padroes de qualidade de seu trabalho.

Estes padroes de eficiencia e qualidade seriam estabelecidos pelos gerentes e engenheiros e monitorados e cobrados por inspetores.

Os mesmos ou diferentes "chefes" eram os inventores dos metodos de trabalho, especificando os mais rapidos movimentos que cada trabalhador deveria fazer para realizar a sua tarefa predeterminada e entao monitorar os trabalhadores para se assegurar que os metodos prescritos foram usados.

O set-up ou preparacao dos equipamentos; a manutencao das maquinas; o controle da producao; a coordenacao do fluxo de materias primas e produtos acabados; e ate mesmo a disciplina na execucao do trabalho era EXTERNAMENTE imposta aos trabalhadores, por encarregados, supervisores, gerentes, etc.

Esta concepcao do trabalho que acabo de descrever usando a expressao como se fosse a organizacao do trabalho no passado, ainda ocorre hoje na maior parte das empresas brasileiras.

Na verdade, ocorre ainda nos Estados Unidos e em muitas empresas europeias.

O resultado desta forma de organizacao do trabalho, veio ser a causa de uma grande insatisfacao dos nossos trabalhadores, muitas vezes manifestada atraves de greves, paralisacoes, operacoes tartaruga, e outras "indisciplinas".

Mas a maior parte das vezes esta insatisfacao do trabalhador gerada por esta inadequacao de principios, se expressou em coisas sendo feitas com baixa qualidade.

O preco que o Brasil e muitos paises vem pagando por isto, tanto em perda de competitividade como pelo enorme conflito entre empresa e trabalhadores e extremamente grande.

É isto que temos que mudar! É isto que VOCES precisam mudar a partir de hoje!

E para mudar, precisamos comecar pelos principios da relacao entre trabalhadores e empresas, principalmente atraves do reconhecimento de que a Teoria X e conceitualmente errada!


A Teoria certa pode ser resumida nos seguintes seis pontos:

1)O esforco fisico e mental do ser humano no trabalho e tao natural as pessoas quanto descansar ou se divertir. Ou seja: TRABALHO NAO E SACRIFICIO! O TRABALHO E UMA ATIVIDADE NATURAL!

2)Controles externos e ameacas de punicao NAO sao as unicas maneiras de se conseguir que os trabalhadores cumpram objetivos da empresa.

Se as pessoas se comprometem com objetivos elas naturalmente exercitarao auto-controle e nao precisarao de chefes;

3) Comprometimento com objetivos e determinado pelas RECOMPENSAS associadas ao atingimento de metas;

4) Sob determinadas condições, o ser humano médio aprende não apenas a aceitar, mas a buscar responsabilidades; o trabalhador não é uma criança! Ele busca responsabilidades no ambiente de trabalho, da mesma forma que o faz em sua vida fora do trabalho.

5) A capacidade de exercitar um relativo grau de imaginação e criatividade na solução de problemas no ambiente de trabalho é distribuida largamente pela população.

A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO E PRIVILEGIO APENAS DOS CHEFES!

Neste ponto, peço permissão para usar um trecho da "Mensagem" do convite de formatura de vocês que diz:

"Os homens complicam a vida e dificultam a existência, porque se acreditam diferentes uns dos outros. Mas a vida é uma só e os homens todos são irmãos".

6) Sob as condições normais na vida das indústrias de hoje, o potencial de desenvolvimento e realização do homem médio esta sendo apenas parcialmente utilizado.

OS SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO QUE TOLHEM OS INDIVIDUOS NAO APROVEITAM O POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS!

São esses principios basicos que fizeram do Japão o pais mais rico do mundo e suas empresas as melhores do mundo e seus trabalhadores com os maiores salarios do mundo!

Não venho aqui pregar para o Brasil fazer como o Japão: venho defender os principios basicos que podem fazer do Brasil um pais desenvolvido a partir da base de seu povo que sao os trabalhadores!

Estes principios basicos é que são encontrados nas empresas bem sucedidas em todo mundo, nos Estados Unidos, na Europa e já algumas poucas no Brasil.

A expressao magica que deriva dos principios acima é: TRABALHO EM EQUIPE!

TODOS os trabalhadores são MUITO importantes!

Não são apenas os chefes e gerentes que sabem o que fazer e como fazer melhor.

O operador de maquina, o torneiro mecanico, o soldador, o ferramenteiro, são tão capazes quanto o engenheiro, o gerente e o presidente da empresa para conseguir realizar melhores produtos.

A revolução a fazer em nossas fabricas,em nossos escritorios, e organizar o trabalho de forma a que estas caracteristicas naturais do trabalhador se reflitam em PARTICIPACAO e ENVOLVIMENTO!

Vocês acabam de se formar e devem a partir de agora assumir uma postura muito importante neste processo de transformação da mentalidade dos administradores e gerentes deste País: LIDERAR EQUIPES é a verdadeira palavra de ordem; GERENCIAR, CHEFIAR, MANDAR, são verbos a serem substituidos por LIDERAR, COORDENAR, CRIAR condições para que as pessoas possam atuar nas organizações!

Tirem a beca, troquem seus smokings de formatura, seus belos ternos de executivos, arregacem as mangas e sejam LIDERES dos seus subordinados, de seus companheiros e até mesmo de seus chefes.

Sejam membros de um TIME!

É o meu maior desejo neste momento para todos vocês formandos: JOGUEM NUM TIME VENCEDOR, num time que possa efetivamente transformar este nosso País e colocá-lo no espaço que merece entre as Nações.

OBRIGADO.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui