Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->LELÉ "NAS ITÁLIAS" -- 23/01/2009 - 11:10 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Enquanto isso, no Reino Desunido da Brazilàndia, mas precisamente no "Palhácio do PráAnalfa"; adentram o "AAA+A" e a dona "Boa-da-Corte", ambos com ares de preocupação.

- Edigay! Tem alguma notícia do Vice-Rei e a sua "Come-Ativa"?
- É... Ediglay... E não! Não tenho nenhuma novidade. Não sei nem se o avião conseguiu pousar em Roma, ou se...
- Aconteceu alguma desgraça...
- ... e a gente pode comemorar...
- Que isso, Ediglay? Olha que o seu cargo é de confiança, se muda o governo mudam você
- É ruim, é ródia, hemorróida - mortadela, salaminho, babalu...
- Não entendi nada. Traduza, por favor
- Frescurinha de "tricha", não tem tradução. Além do mais, eu sou protegida, fechada e trancafiada pelos cinco cantos...
- Não seria quatro?
- Não, no nosso caso são cinco
- E qual é o quinto?
- Imitando a minha nova Guru, a "Parenta", "prefiro não comentar..."
- Nem precisa, eu já entendi
- Ih! O telefone tá tocando... Aló! Vice-Rei! Que prazer enorme saber que o senhor está bem... Tá aonde? Sei... No Vaticano? Com quem? O Papa? Tomou "abenção" a ele por mim? Ah! Esqueceu... Pediu o quê? Pra que ele rezasse pra acabar com a crise interna? Aí o senhor vai ter de falar direto com o "Patrão" dele... Pro nosso caso, "AAA" divino não resolve nem com reza braba e macumba forte... Aqui? Tá tudo indo... Pra onde? Pro brejo com vaca e tudo. Por quê? Ora por que... Por que a briga pela mamata da "previdência do ComIngresso Irracional" tá dando o maior "bafafá". Nem o "Arfeio Chinaglia" acredita na vitória do "Tião ViuAna" e, o "PMDB - Pro Meu Democrático Bolso" tá querendo roer a corda e indicar o "Michê Temer" pra "cãoditadura". O "GariDeBalde Alves" tá devolvendo tudo que é "Mordida Provisória" e o "Romeiro Jecá" tá ficando doido procurando devolver a devolução. A novidade é que o "Zé AmanSarney" disse que aceita se candidato à "previdente do SemNada"... Depois desdisse... É... agora redisse... Parece que amanhã vai contradizer... O quê? Se eu sei o que afinal tá prevalecendo? Sei nada... Já me perdi no terceiro desmentido... Tem também o "Pedro Simongol" correndo por fora... Mas ele não tem a menor chance... Por quê? Porque ele é honesto... É... Ele é o preferido do "Tião Povão", do "Mané Povo" e do "Zé Povinho", mas vai encontrar muitos obstáculos porque defende medidas moralizadoras e supressão de privilégios que não serão aceitas pelos seus "coleguinhas"...
- Pergunta pelo dona "Maresia"...
- A Dona "Boa-da-Corte" tá perguntando pela "Primeira Drama"... Sei... Tá exercendo todo o seu direito de ser carola... Não larga da batina do Papa?... Mas isso não pega mal não? Ah! O Papa sabe que somos brasileiros... Sei... Ela acha o que? Que como Deus é brasileiro ela "pooode"... Péraí que a "Dona Boa-da-Corte" quer falar com o senhor...
- Vice-Rei, bom dia. Nós estamos preocupados com uma notícia que foi vinculada no "Pasquim da Brazilàndia", onde o senhor confirma dona "DilMá Rosnoussef" como candidata a sucessão...
É verdade! Mas não entendi...! Aqui o senhor sempre evitou falar disso, e acabou revelando tudo na aí no Vaticano... Ah! Sei... Tomou muito vinho do Papa... E o que é que eu digo pros jornalistas daqui? Que o pronunciamento tá prejudicado pois houve um vazamento no confessionário... Não sei se isso vai colar não, mas... Sei... Se colou que o senhor não sabia de nada então... Tá bom, vou passar o telefone pro "AAA" ele quer lhe dar algumas notícias...
- Vice-Rei, eu tenho duas notícias, uma ruim e a outra pior ainda... O que o senhor quer ouvir primeiro? Pra eu deixar de frescura e falar logo... Então lá vai... Tão querendo regulamentar a "caipirinha"... Também acho... eles não têm mais nada pra fazer do que mexer na alegria dos outros... Não acredito que é pessoal não... A segunda? É uma bomba, bombada, bombástica... Tá bom, já vou falar... Acabei de ouvir no "Baixo-Brasília" que estão super-avançadas as negociações do "PPS - Patota dos Primitivos Sertanejos" com a "PSDB - Patota Sócia do Dinheiro Brasilindio"... Vice-Rei... Para de rir que o senhor vai ter um troço... Eu não tó entendendo nada... O quê?... Talvez se o senhor parar com a gargalhada... Se eu sei qual vai ser o novo nome do Partido? Claro que não sei... O quê? "PCC"... "Partido do Comunismo-Capitalista"... Tá rindo de que? Já tá vendo o "Ferrando É-rico Vaidoso" e o "Roberto Freira" tentando explicar como mistura óleo e água... Vascaínos e flamenguistas... Russos e americanos... Bush e Bin Laden... Luana Piovani e Dado Dolabela...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui