Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62315 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Memorável apresentação de Vanessa Jackson no Bourbon Street! -- 27/04/2003 - 13:19 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nossa Música - Vanessa Jackson



Vanessa Jackson realizou uma apresentação memorável, na última quarta-feira (16/04/2003), no Bourbon Street Music Club em São Paulo. Como se estivesse na sala de sua casa, totalmente à vontade, cantou hits de seu primeiro álbum e viajou por diversas tendências, do soul à bossa nova, passando por sucessos das pistas dos anos 70.



A cantora paulistana confirmou minhas expectativas positivas quanto sua performance ao vivo e foi além. Sua simplicidade encanta. No meio do show, entregou o microfone e o centro do palco para sua "backing vocal" e foi ser coadjuvante, durante uma ou duas canções, por opção. Deu destaque a cada um dos integrantes de sua competente banda como que dizendo: esta é minha família! Tocou pandeiro. Abriu espaço para o fantástico grupo vocal Comuna, que participou de seu disco, demonstrar seu talento e surpreendeu a todos descendo do palco, cantando em meio ao público que vibrou, aplaudiu e dançou pra valer.



A vencedora do Fama provou que, mesmo quando se tem um grande destaque da mídia, como ela, não há necessidade de criar uma aura de estrela e se distanciar do público para gerar mais "glamour". Ela é estrela, naturalmente, e não precisa provar nada a ninguém.



Aproveito a oportunidade para reeditar o artigo que escrevi no início do ano, quando do lançamento de seu CD, a seguir.



BMG investe na FAMA de Vanessa Jackson



A BMG está investindo pesado no talento da vencedora da primeira edição do programa Fama da TV Globo. Vanessa Jackson lançou seu primeiro CD, gravado no Castle Oaks de Los Angeles, com produção de Guto Graça Mello e tudo que teve direito.



Na coletiva realizada em um colégio na periferia de São Paulo, próximo de onde residia, mostrou ter consciência de que terá de lutar para não ser rapidamente esquecida e ter o mesmo destino dos demais artistas nascidos de programas da telinha. Para ela, o Fama não foi mais um Big Brother, foi um grande aprendizado.



Como admiradora assumida de Elis Regina, Trio Esperança, Leny Andrade e outras feras da nossa música, Vanessa bebeu de fontes preciosas e tem grande chance de ficar.



Para quem vê um artista surgir na grande mídia, como um passe de mágica, vindo de um concurso, pode ter a impressão simplista que sua carreira começou ali. E não é bem assim. A vencedora do Fama nasceu em um meio musical. Estudou canto lírico, participou de corais, passou quatro anos em um grupo de black music e penou em bandas de baile cantando de Carmina Burana a Titanic. Antes de chegar ao Fama e à fama foi backing vocal do Soweto, de alguns artistas sertanejos e do Art Popular. Nas horas vagas ainda gravava jingles. Então, não foi bem um passe de mágica. Ela também ouviu muito não de gravadoras antes que a grande chance viesse.



A indicação para participar da academia global veio de Simoninha, quando gravava uma mini participação em seu CD. Conheceu alguns produtores. Passou por uma seleção entre trinta e oito candidatos e chegou lá.



O nome artístico surgiu da paixão por Michael Jackson, descoberta aos nove anos de idade. Seu sonho é conhecê-lo. E, segundo ela própria, sonhar não paga imposto. Ainda não.



O Cd, recém lançado, conta com treze faixas, dez delas inéditas. As regravações de Eu Sei que Vou te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e de Gostava Tanto de Você



(Edson Trindade), ao meu ver, são os pontos altos do trabalho.Fico à vontade de escrever sobre esta nova estrela por não assistir televisão e assumir isto. Conheci Vanessa Jackson na coletiva de imprensa. Podem me criticar e não concordar, mas notei espontaneidade e sinceridade nesta menina atrás de toda a produção que já a cerca. Sei que terá muito trabalho pela frente para não ficar estigmatizada como criação da Globo. E ela sabe disto.

Não creio que o gênero das músicas de trabalho escolhidas seja o certo para o tamanho de seu talento. Vanessa é uma intérprete eclética demais para um estilo só.

Quem sou eu para achar alguma coisa? Só o tempo dirá.



Vanessa Jackson está muito acima de ser apenas um produto da mídia. Com domínio total, ela faz o que quer com sua bela voz.



Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista - silvioalvarez@terra.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui