Usina de Letras
Usina de Letras
206 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62151 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->S.E.R. VEJA ou Clube dos Amigos -- 31/01/2009 - 18:14 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
S.E.R. VEJA ou Clube dos Amigos

Aroldo Arão de Medeiros

Primeiro, preciso justificar o título desta crónica. Os componentes não eram alcoólatras e sim alcoólicos, pois seguramente o sangue que corria nas veias já não era vermelho, mas amarelo ou branco, conforme a cor da "marvada" preferida.
Resolveram mudar e passaram a beber somente cerveja. Entretanto tinham que disfarçar a preferência pela "loura gelada" e fundaram o "S.E.R. Veja", mais tarde passando a se chamar "Clube dos Amigos".
Antes de começarem a prática do esporte bretão o ponto de encontro era o Bar do Italiano, onde praticavam levantamento de copos. Há seis anos reúnem-se na quadra do Kid, de futebol suíço de areia, toda quinta-feira, para baterem bola e jogar dominó.
No início tudo era festa, depois vieram algumas desavenças que passarei a narrar, assim como os causos alegres.
O jogo de bola começa às oito, mas alguns fanáticos pelo dominó começam a mexer nas pedras lá pelas seis da tarde, prolongando-se após a peleja até que o gongo do relógio anuncia vinte e duas ou vinte e três badaladas.
Pança quando começou a jogar bola, chutava e caía. Hoje já dá passe de calcanhar e até gol já fez. Huguinho, junto com Adi, são os craques do time. Não passam a bola para ninguém. Huguinho é o que mais leva paulada. Hoje está de muletas, pois numa pelada de final de semana quebraram a perna do "Ronaldinho dos pobres". Os amigos tratavam-no de "bichinha" para vê-lo ficar irado. O "boca aberta" foi contar para a esposa e ela retrucou dizendo que ele era o seu "lindinho".
Certa vez Huguinho apareceu com os cabelos pintados de acaju e, perante a gozação dos amigos, contou que foi uma aposta. Aquele cujo time perdesse o clássico ilhéu, pintaria o cabelo de vermelho. O amigo perdeu, mas resolveu que só pintaria se ele também pintasse o seu de acaju. E ele disse que concordou.
- Dá para acreditar?
Parabelo é um cara que entra em campo reclamando que seu time está fraco. Já nos acostumamos com ele, pois mesmo que erre uma jogada, reclama do cara que não correu para pegar a bola. Alemão é o sujeito mais grosso que conheço no bairro. Já brigou com o Parabelo, com o Huguinho e com o projeto de árbitro, o assoprador de apitos, Alvir. Quase sempre, briga pra valer. Acontece que certa vez o Pança o fez comer areia. Foi sua última participação no time. Depois, candidatou-se a vereador em São José e, com o número expressivo de votos que conseguiu, leva um pingo na pança e outro no pé.
Adi é tão "pão duro" que mesmo morando no condomínio mais chique da cidade é o cara mais complicado para pagar a mensalidade. Certa vez fez o dono da quadra, o Kid, procurar 5 reais que havia perdido na areia, pois tinha colocado na meia e, no final do jogo, sentiu a falta do dinheiro.
Além da expulsão do Alemão, houve a desistência do Ilson Magro, de tanta paulada e barrigada que levou do Pança.
No dominó dá de tudo: gozação, xingamento, mas não acontece briga. Um dia Soriedem estava jogando em parceria com Zezinho e tinha como adversários Pança e Huguinho. Soriedem, sendo o saidor, perguntou ao Pança:
- Tens duque?
Ao que Pança respondeu:
- Não, não tenho.
- Tens terno?
- Tenho.
Então Soriedem saiu em terno, com somente duas daquelas pedras enquanto duque ele tinha quatro pedras. Lógico que não venceu o jogo. Ao ouvir a reclamação de seu parceiro Zezinho, saiu com essa:
- És meu vizinho? Não és. Por esse motivo eu saí com terno, pois o Pança é meu vizinho e se a minha mulher ficar doente quem vai socorrer é a mulher dele e não a tua que mora longe.
Bem, os nomes das personagens são fictícios, ou como diria os "Tangos e Tragédias":
"Os nomes são falsos, inclusive eu".


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 463 vezesFale com o autor