Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Hora-aula -- 03/02/2009 - 23:15 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
- Seja bem-vindo, professor. Nós preparamos uma lista de tarefas que o senhor deverá cumprir em sala de aula.
- Do que se trata?
- Nada demais. Apenas ações pontuais que um professor sintonizado com as necessidades dos alunos de seu tempo precisa executar para otimizar o processo de ensino-aprendizagem.
- Interessante. Deixe-me conferir.
- Pois não.
- Humm... "Antes de iniciar a aula: verificar se todos os alunos estão usando o uniforme completo; recolher todos os bonés; recolher todos os celulares; reorganizar as fileiras; solicitar que todos os papéis e objetos estranhos que estiverem no chão sejam recolhidos e jogados na lata de lixo."
- A organização da sala é importantíssima, professor.
- Claro, claro. "Depois: preencher a caderneta com o conteúdo do dia e realizar a chamada. Caso algum aluno não esteja presente, preencher ficha modelo 4, em duas vias e encaminhar imediatamente à coordenação. Anotar o nome dos ausentes na papeleta modelo 21, com os respectivos códigos, deixando o espaço devido para anotação futura do motivo da ausência. Questionar os alunos que faltaram na aula anterior e anotar o motivo no espaço supracitado."
- O controle sobre os dados é importantíssimo, professor.
- Sem dúvida. "Começar a aula transmitindo os comunicados da escola e polemizando temas transversais pertinentes."
- A partilha de informações é importantíssima, professor.
- Entendi. "Quando a sala estiver devidamente motivada, observar entre os presentes quais os que apresentam sintomas de TDAH ou outro distúrbio ou transtorno e certificar-se de que eles foram devidamente incluídos nas práticas anteriores; determinar também, com base no preenchimento da anamnese anexa, se algum fenómeno de bullying está perturbando o bom andamento da aula."
- A inclusão é importantíssima, professor.
- É... "Não esquecer também de acompanhar a participação dos familiares no processo. Para tanto, realizar diagnóstico anexo, antes de iniciar cada aula. Se o nível de participação familiar - NIPAFA - estiver abaixo de 3,45, aplicar o formulário de controle e encaminhar à coordenação."
- A participação da família é importantíssima, professor.
- Sei. "Ao terminar a aula, registrar ocorrências na ficha modelo 71, refazer a chamada, reorganizar as fileiras, anotar as tarefas exigidas no espaço devido da ficha modelo 98 e encaminhar uma via para a coordenação. Esperar todos os alunos saírem da sala, apagar as luzes, desligar o ventilador (se houver) e fechar a porta."
- A conclusão da aula é importantíssima, professor.
- Muito bem. Acho que falta aqui, se me permite, uma estimativa de tempo para que cada professor possa planejar melhor a aula.
- Ótima idéia, professor. Planejamento é importantíssimo.
- Pois bem. Para a organização, verificar uniforme, recolher bonés e celulares; reorganizar as fileiras, limpar a sala, quatro minutos. O controle de dados, anotação de conteúdo, chamada, ficha modelo 4 em duas vias, encaminhamentos, papeleta 21, anotação de motivo das ausências: seis minutos. Partilhar informação e polemizar temas transversais: cerca de dez minutos. Diagnóstico de TDAH e checagem de bullying com possível anamnese: cinco minutos. Medição do NIPAFA mais preenchimento de formulário de controle: cinco minutos. Conclusão da aula: registro de ocorrências na ficha 71, rechamada, reorganização de fileiras, anotação de tarefas na ficha 98, encaminhamentos, saída dos alunos, desligamento de luzes e ventilador, caso haja: oito minutos
- Excelente professor. Percebemos que o senhor entendeu o espírito de nossa iniciativa.
- Entendi... Entendi que somando todas essas ações "importantíssimas", usarei 38 minutos de minha hora-aula. Nos sete minutos restantes, espero que eu possa, sem querer ofender, dar aula?
- Se isso não for atrapalhar o processo, se as estratégias de fidelização do aluno estiverem concluídas, poderá fazer isso, professor.
- Ah! Assim fico mais tranquilo...
- Mas antes, o senhor precisa preencher o protocolo do formulário 102. É importantíssimo.
-...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui