Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Coisas do Coração -- 08/03/2001 - 22:51 (Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Coisas do Coração

Ontem, pela manhã, eu saí de casa...Nem era assim, tão manhã! Não acordei muito cedo; depois, o banho, o cortar a barba, o vestir-me, tudo isto levou algum tempo. Tem ainda a espera pelo ónibus e o pequeno percurso. Talvez já andássemos lá pelas onze horas, quando eu cheguei ao Shopping e às lojas Renner. A mesa ali está, coberta de caricaturas, desenhos, blocos e folhas soltas de papéis: Canson, Raphael...Mas o artista não está, ainda.
Num ato sem igual, numa demonstração de respeito e incentivo à cultura e à arte, esta empresa cedeu espaço para a divulgação do trabalho artístico. Parabéns!
Mas, na ausência do artista, vou percorrendo os corredores e fazendo minhas observações. Em minhas últimas estadas neste local, o caricaturista e eu fomos, várias vezes, a um mesmo café. E a cada vez, observávamos e comentávamos o atendimento...nota zero!
-Como é que, com esta ausência de gerência, pode uma cafeteria deste porte, pretender atender aos turistas que aqui vêm?
Na quinta visita e quarta insatisfação, disse eu ao meu amigo:
-Aqui não volto mais! Isto, depois de nos sentarmos e eu mesmo ter que ir ao balcão buscar o pedido feito à garçonete. E o movimento era quase nenhum, àquela hora do dia.
Mas, voltando às andanças de ontem:
Procurei por um café onde pudesse ser bem atendido. Relembrei-me, é um tanto distante dali, dois andares acima existe uma pequena e simpática cafeteria, com atendimento nota dez. O prazer acaba valendo o sacrifício.
Tomei um cafezinho demorado. Fiquei, calmamente, apreciando as fotos e as cópias dos cartões postais da cidade no início do século. Algum tempo depois, quando voltei ao piso térreo, já lá estava o meu amigo, em seu posto de trabalho, trazendo vida, luz e colorido à entrada desta simpática loja de departamentos.
Um ar preocupado estava estampado em sua fisionomia.
-Bom dia, Don Queirolo! O que é que o preocupa? - Don Queirolo é a maneira amistosa com que o trato.
Preocupa-lhe, a perda de memória que acredita que esteja acontecendo. E vai discorrendo sobre as lembranças falhas.
-Sabes que, às vezes, não me recordo de alguns de meus quadros. Ou eu os esqueço ou então, outras vezes, não sei o que fiz deles. No entanto, existem coisas das quais me recordo com uma clareza total. Lembro-me perfeitamente das misturas de pigmentos, que aprendi a fazer, ainda na universidade, há mais de quarenta anos.
-Amigo! Creio eu, ser muito natural este aparente esquecimento. Existem situações, mesmo na atividade artística, em que o uso do racional está presente. E tudo o que é elaborado com a presença do racional, fica indelevelmente gravado. Mas, existem as criações puramente emocionais. E, estas, às vezes passam-nos desapercebidas pela leveza de sua criação.
-Sim, mas eram dois quadros aos quais eu tinha muito apego. Eram duas aves, lindas! Uma em cada quadro.
-Fazia muito tempo que tu as havia pintado?
-Um pouco antes de ires estudar comigo. Faz uns três anos, talvez...
-Ora, meu amigo, não te preocupes! Já estavam adultas, devem ter se apaixonado e fugiram; coisas do coração...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui