Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62288 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MEC AVALIA E MOSTRA O BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR -- 29/04/2003 - 03:35 (Welington Almeida Pinto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Abril.2003, 23



Ensino Fundamental

MEC AVALIA E MOSTRA O BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR







O resultado dos testes realizados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP revela que o nível de leitura e conhecimentos de Matemática da grande maioria dos alunos da quarta série do ensino fundamental da rede pública é crítico em todo território nacional.

Vinte e dois por cento dos estudantes que freqüentam a quarta série do ensino fundamental não desenvolvem habilidades de leitura satisfatórios e 37% mostram alguma competência, mas desempenho bem abaixo do desejado em língua portuguesa. Os dois grupos de estudantes, isto é, 59% da matrícula do final do primeiro ciclo da educação obrigatória apresentam níveis de rendimento escolar considerados CRITICO ou MUITO CRÍTICO.

Boa parte desses alunos não é capaz de ler um texto simples, como um convite para festa junina. Portanto, podemos concluir que uma nova leitura do desempenho dos estudantes da quarta série do ensino fundamental mostra que o nível de aprendizado está bem abaixo do exigido nesta fase da escolarização.

O trabalho teve como base resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2001, cujas provas de Língua Portuguesa e de Matemática são aplicadas a cada dois anos em uma amostra de estudantes de todas a unidades da Federação.



PREOCUPAÇÃO



Para o diretor de Avaliação da Educação Básica do INEP, Carlos Henrique Araújo, a qualidade do ensino de Português e de Matemática vem caindo desde 1995, provocando um aumento de desigualdades entre os sistemas público e privado.

O diretor observa que os estudantes em estágio muito crítico apresentam pontos em comum, como envolvimento em trabalho infantil, remuneração baixa dos professores do ensino público e pouca escolaridade dos pais.

E assinala: o conjunto de fatores começa desde o nascimento da criança, até o ambiente cultural em que vive. É preciso ter a dimensão de que educação é investimento em pessoas, que pode gerar impacto no sistema produtivo.

Os professores devem estar mais motivados, melhor profissionalizados e bem remunerados.

As escolas devem ser equipadas e agradáveis para os alunos, sendo também fundamental o combate à pobreza.











LIVROS, A BASE DE TUDO





A capacitação passa pela leitura, é claro. Sem bons livros à disposição do Professor e dos alunos não se pode imaginar uma sociedade disposta a aprender continuadamente.

Professor que constrói sua base de conhecimentos através de uma boa literatura, receita o mesmo aos seus alunos, como o grande segredo para adquirir habilidades e controlar a vida. Sem livros de literatura, principalmente nacional, para o estudante do ensino fundamental, a aula de português não tem tanta graça.

Crianças precisam de ler até para entender melhor a Matemática e construir seu futuro como cidadão. E depois, o livro é um espaço em que cabem seus sonhos. É só acreditar e pagar para ver.

No século XVI, o filósofo Giambattista Vico já defendia: só podemos conhecer aquilo que construímos com as mãos ou com a cabeça.

Lembrando Pitágoras, ... eduque a criança para não ter que punir o adulto. Acredite nisso: o livro tem incrível capacidade para modificar a posição das pessoas na sociedade, pode ser uma alavanca importante para reestruturar o quadro social do Brasil.





** Welington Almeida Pinto é Escritor, Jornalista (08124/JP-MTE). Autor, entre outros livros, de Santos-Dumont, No Coração da Humanidade. Ver a relação de seus livros nos sites www.welingtonpinto.kit.net e www.ieditora.com.br * E-mail: welingtonpinto@globo.com







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui