Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Adeus ao romantismo- luiz maia -- 13/02/2009 - 18:59 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Adeus ao romantismo
Luiz Maia

Pertenço a uma geração que costumava exaltar o romantismo como uma forma ideal de comportamento. Ser romàntico era um estado de espírito, algo que aflorava espontaneamente nas pessoas. Os mais sensíveis, poetas e sonhadores já traziam consigo este traço singular em sua personalidade. Ainda hoje não consigo expressar em palavras ou imagens a real dimensão da impressão que tenho do fim do romantismo. Lamento pela decadência de uma época onde o "glamour" dos encontros amorosos quase sempre vinha acompanhado de uma boa música, do cavalheirismo, da ida aos cinemas de bairro, das gentilezas destinadas às mulheres pelos homens da época. O romantismo fazia parte dos namoros nos portões - sempre vigiados pela mãe da garota. Hoje existem até os que se ressentem de um determinado tipo de "sofrimento" que ao romantismo sempre esteve atrelado. A chamada "roedeira".

No Recife, pelos idos dos anos 60, dizia-se que "fulano está na maior roedeira". Era o sentimento de vazio causado pela frustração por não conseguir namorar a pessoa desejada, ou pelo rompimento de uma relação qualquer. Geralmente o destino daquele que se encontrava nessa situação era o boteco da esquina, local onde desafogava suas mágoas, escutando nas vitrolas de ficha a música relativa aos desenganos amorosos. O homem contemporàneo não está tendo o prazer de conhecer uma das mais importantes manisfestações do comportamento humano de que já se ouviu falar. O que morreu não foi o romantismo propriamente dito, mas sim a arte de ser cortês, o galanteio, a finura no trato com as mulheres, a delicadeza ao se dirigir ao outro, o cavalheirismo, a gentileza por meio de ações e atitudes que diferenciavam o comportamento dos verdadeiros romànticos.

Luiz Maia
http://br.geocities.com/escritorluizmaia/
msn: luizmaia1@hotmail.com
Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar", "Cànticos" e "À flor da pele". Recife-PE.
Responder Encaminhar
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui