Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES -- 06/03/2009 - 21:43 (JOÃO BOSCO LOMONACO MENDES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Igreja Católica não soube. Nem os senhores cardeais. Nem os senhores bispos do mundo inteiro.
Deve ter havido um golpe "extra muros" do Vaticano, num conclave espúrio e desconhecido. E um novo papa proclamou-se o Representante de Cristo na terra.
O novo papa escolheu seu nome: " LULA I".
E ele já saiu a girar a metralhadora falante contra o que ele acha que está errado. Aí, incluiu o procedimento, legítimo, do atual Arcebispo de Olinda e Recife. Que decretou excomunhão a um grupo que apoiou, efetivamente, o aborto de fetos gêmeos. Quatro meses de vida. Do útero de uma criança de nove anos de idade. Engravidada pelo padrasto.
"Ne sutor ultra crepidam". Se vivo ainda fosse, Apeles fulminaria o procedimento de sua santidade o papa lula primeiro ao falar do que não lhe compete. Como o fez com o sapateiro que lhe criticou o quadro.
Assessor serve para dizer ao seu assessorado o que pode e o que não deve dizer, em pronunciamentos públicos. Sobretudo quando este é um desmedido falastrão. Como sua santidade.
Aliás, muito preocupado com coisas fora de sua humilde alçada nacional.
Consta ter-se oferecido para assessorar Obama. Na sua política económica dos Estados Unidos. Apoiou, irrestritamente, o seu supranacional ministro da Justiça que decidiu, contra tribunais estrangeiros, que Batistti, condenado por tríplice homicídio, é inocente. Negando-lhe extradição do Brasil.
sua santidade diz-se católico - sim, porque senão não seria papa - e distribui camisinhas. Do alto de seu púlpito pontifical. Na passarela do samba, no Rio de Janeiro. Porque controle de natalidade, para ele, é caso de saúde pública. Ele acha... Todo mundo deve transar adoidado. Sobretudo no carnaval. E como a mulher tem o direito absoluto sobre o próprio corpo, pode deitar e rolar como o quiser.
Afinal ele - como senhor absoluto do olimpo - decretou a descriminalização do aborto (e tome votos! 85% de apoio público). Ao qual estas mesmas doidivanas recorrerão nove meses depois da folia.
Aliás, a patronesse das libertinas, acompanhando o marido, sua santidade, no púlpito carnavalesco, andou reclamando , segundo consta de Cronicas divulgadas, que no banheiros das mulheres da tribuna presidencial da Sapucaí, não havia camisinhas...
Será que também ela queria aproveitar da noitada? Quem seria a infeliz vítima?!...
Enquanto isto, o imenso mau cheiro dos Tres Poderes se espalha Brasil afora...
No tempo de Collor de Melo, o pombal da Praça dos Candangos foi objeto de muitas piadas. Disseram que iria ser derrubado porque os pombos andavam muito insolentes. Ao arrulharem continuamente: corruptos! corruptos! Corruptos!...
Semana passada aconteceu algo semelhante.
Morei em Brasília de 1982 a 2007.
Quando cheguei lá, raro era ver-se urubu em seus céus. Dizia-se que pelo fato de ser planalto em plataforma. Sem montanhas rochosas onde se abrigam aves de rapina. Ambiente menos oxigenado pela altura. E similares afirmativas.
Certo era que urubus não eram aves brasilienses como pardais e bem-ti-vis.
Pois bem. Semana passada soube-se, pelo noticiário televisivo, que eles, os urubus, estavam chegando a Brasília.
De modo insolente. Invadiam prédios. Onde faziam paradas oficiais. Tomavam conta da varanda. Se descuidasse o inquilino, eles invadiam a sala. E derrubavam cadeiras e vasos. Como se donos fossem do pedaço. Saiam, por 15 minutos. Para comer carniça por perto. E retornavam, repastados e malcheirosos, para seu posto de vigias.
Realmente.
A Capital da República precisa de limpeza séria. Nela estão os ninhos das piores aves de rapina e predadores da sociedade. Os maus políticos. Todos para lá exilados pelos eleitores de todos os Estados do Brasil. Como se lá fosse o justo exílio dos maiores criminosos do País. O Brasil de mil e quinhentos. Que só recebia degredados portugueses. Desmerecidos de morar no próprio país.
Brasília. Linda cidade da Era Contemporànea. Tombada como Monumento Universal. Agora tombando no lixo moral. Por abrigar, generosamente, a escória política do Brasil.
Estigma de Capital da República.
Os brasilienses é que sofrem com o estigma que não lhes cabe. Mas somente aos exilados que de lá demoram a sair. Poluindo o ambiente da cidade com o fétido perfume da falta de moral e de honestidade.
Urubus, os lixeiros ambientais, sabem o que fazem. Encontraram a mina que merece despoluição. Imediata.
Porque o que se promete é uma enxurrada geral de lixo fétido e asqueroso para o próximo decênio.
Que os urubus nos livrem de tanto sofrimento e condenação.
Que me perdoe sua santidade, o árbitro absoluto de todas as verdades... e toda a sua corte cardinalícia... mais vermelha que as vestes romanas de seus conselheiros.
Este País é digno de melhor liderança. Eu acho...

Bemendes
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui