Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140809)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->GINÁSIO ESTADUAL "4 DE SETEMBRO" - Década de 60 -- 22/03/2009 - 12:17 (Tarcísio José Fernandes Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ginásio Estadual "4 de Setembro", em Pau dos Ferros (RN), final da década de 60.


Para falar do início de minha vida estudantil, inicialmente, passaria pelos meus primeiros, inocentes e saudosos momentos em bancos de escola, que foram vividos no Patronato "Alfredo Fernandes", em Pau dos Ferros (RN), até chegar aos juvenis quatro anos de Ginásio Estadual "4 de Setembro", naquela mesma cidade, na qual pude viver uma infància verdadeiramente saudável e feliz.

Para ingressar no ginásio "4 de Setembro" - em Pau dos Ferros/RN, tive que me submeter a um concorrido EXAME DE ADMISSÃO - uma espécie de vestibular que se fazia para galgar o ensino secundário (termo estranho para os dias de hoje, hem?).

Na minha época, o estudante que concluísse o ginasial no "4 de Setembro" saía com uma base muito boa, para não dizer excelente, de conhecimentos fundamentais para os novos desafios esperados nos níveis imediatamente acima (como o famoso CIENTíFICO e outros cursos colegiais) a serem cursados em cidades maiores como Natal, Fortaleza, Mossoró... uma vez que, naquela época, não havia ainda o ensino colegial em Pau dos Ferros.

No ginásio "4 de Setembro", tínhamos excelentes professores, qualquer que fosse a disciplina, mais principalmente Português, História, Matemática, Ciências, Geografia...

Muitos alunos do ginásio "4 de setembro" da minha época (final da década de 60) foram vitoriosos já em seus primeiros vestibulares que enfrentaram, e hoje são excelentes profissionais nas diversas áreas da sociedade (medicina, odontologia, direito, política, magistério, religião, etc.).

Falar do ginásio "4 de Setembro" daquela época, é testemunhar uma época de seriedade com o Ensino Público, que tinha no corpo docente o compromisso com a necessidade de quem queria aprender, e, no corpo discente, o respeito e a devida atenção para com quem tinha a vontade de ensinar.

Ainda hoje, tenho saudade daqueles tempos em que pude estudar e praticar esportes no Ginásio Estadual "4 de Setembro", sentindo que o compromisso com a educação era marca registrada de todos quantos faziam o Ginásio Estadual "4 de Setembro": docentes, discentes e funcionários.


Tarcísio José Fernandes Lopes
Brasília (DF) 2005
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui