Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62486 )
Cartas ( 21336)
Contos (13274)
Cordel (10453)
Crônicas (22547)
Discursos (3241)
Ensaios - (10472)
Erótico (13578)
Frases (50875)
Humor (20083)
Infantil (5503)
Infanto Juvenil (4822)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140917)
Redação (3323)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2437)
Textos Jurídicos (1962)
Textos Religiosos/Sermões (6251)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Passa ou não passa...? -- 05/12/2020 - 03:51 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 



Tamanha era a reverência ao marido Alcebíades, que Dona Eulácute;lia a ele se referia sempre como O Doutor, e ainda acrescentaria Honoris Causa se a conversação se estendesse. Um brilho só, aquele hipocrácute;tico por excelência. Jamais errara um diagnóstico. Um brilho e uma precisão sem par.

Modestamente, Alcebíades agasalhava as referências invariavelmente lisonjeiras da devotada esposa de jácute; trinta anos de feliz consórcio, embora o traquejo na construção da imagem coubesse inteiramente a Dona Eulácute;lia.

Num belo início de tarde de um sácute;bado, rodeada de senhoras rotaryanas da high society em sua mansão, enquanto se serviam as finas iguarias que antecipavam mais um ácute;gape hollywoodiano, Dona Eulácute;lia, quiçácute;, acelerada pelo borbulhar do champã, repetiu o refrão das virtudes profissionais do marido com uma ressonância acima da costumeira para o vivo embevecimento das convivas.

E com efeito, foi trepidante a chegada do garboso anfitrião tão-somente para breve saudação, pois estaria  jácute; de saída para uma partida de golf com amigos, percutiu fundo no coração de Eulácute;lia, e os cobiçosos entreolhares das elegantes circunstantes.

E só um pequeno incidente viria quebrar aquela euforia: ao chamar as convidadas para a mesa, Dona Eulácute;lia, para seu estarrecimento, ouviu justamente da mais jovem e graciosa copeira, que trouxera do interior, para educar e refinar, uma manifestação peremptória e irrevogácute;vel de demissão.

Lívida, mas imperiosa, Dona Eulácute;lia afirmou, de alto e bom som que não tolerava, não aceitava tamanha rebeldia e desfeita de uma "jovem inculta e insubordinada, com tanto futuro pela frente..." e que iria resolver o assunto, em particular, oportunamente...

A jovem, entretanto, redarguiu:

 - Mas a Senhora confirma mesmo que disse sobre a precisão dos diagnósticos do Doutor Alcebíades, de  que ele nunca errou...?

Dona Eulácute;lia não se fez de rogada, reafirmou suas convicções, e ainda ordenou a jovem e se colocar em seu devido lugar e aguardar o desfecho de sua insubordinação.

Mas a moça, cabisbaixa, antes de se afastar da constrangedora cena, tão somente balbuciou:

 - Pois é, Dona Eulácute;lia, eu até que estava me sentindo no paraíso com a oportunidade de trabalhar aqui, de poder pensar num futuro, mas o Doutor Alcebíades, ele mesmo, ao passar por mim no corredor, ainda agorinha mesmo, só me olhou e falou:

 - Você não passa da noite de hoje...!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 155Exibido 369 vezesFale com o autor