Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62180 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Chose de loque -- 30/03/2009 - 15:31 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CHOSE DE LOQUE



Não sei se é do conhecimento de toda gente, os franceses não gostam de falar inglês, e outras línguas em geral. Mas falam, quando é preciso. Só que de um jeito diferente, muito próprio deles. Principalmente fazendo com que quase todas as palavras virem oxítonas.

Na avenida Champs Elysées tem uma estação de metró chamada por eles de Frranquilime Rusivélti.

Como lá o h é mudo, nunca o aspiram à moda inglesa ou alemã. Certa vez ouvi falar em Itlér, o que de início me fez ficar boiando. Só fui entender no decorrer da conversa, pois o assunto era guerra, a segunda mundial...

Quando perguntaram se eu conhecia mi ami, não entendi. Se era meu amigo, claro que eu conhecia! Mas a coisa ficou feia quando quiseram saber se eu tinha ido lá. Como assim, já estão querendo xeretar minha vida, saber para onde eu vou com mi ami... Nãooo, é lá nos États-Unis, tentaram explicar. Custou, por fim compreendi.

Por essas e outras, eu tinha que andar sempre de orelha em pé. Mas às vezes a gente se distrai, né? Mesmo depois de acostumada, um dia fiquei abobada. Foi quando ao pesquisar sobre um assunto, o professor recomendou que eu lesse o artigo duma revista acabada de sair. Era Paris Mactch... ou Marie Claire? Não lembrava mais. Não tem problema, disse ele, é a que tem a capa ladidí.

Putz que parí, pensei, essa não vou perguntar. Na banca, não levei mais que um minuto pra descobrir. Bem destacada, lá estava a Paris Match pendurada. Com dois belos olhos azuis, a inglesa princesa estampada. Lady Di !




Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui