Usina de Letras
                                                                         
Usina de Letras
192 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 59109 )

Cartas ( 21236)

Contos (13108)

Cordel (10292)

Crônicas (22195)

Discursos (3164)

Ensaios - (9435)

Erótico (13481)

Frases (46496)

Humor (19274)

Infantil (4456)

Infanto Juvenil (3718)

Letras de Música (5478)

Peça de Teatro (1337)

Poesias (138219)

Redação (3051)

Roteiro de Filme ou Novela (1060)

Teses / Monologos (2427)

Textos Jurídicos (1945)

Textos Religiosos/Sermões (5519)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Contos-->07.12.2020 - A Tartaruga E O Coelho -- 07/12/2020 - 17:38 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
.

https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/

 

Diário do Dia a Dia

 

A Tartaruga E O Coelho

 

É bem verdade que essa fábula tem milhares de anos e seus protagonistas mudaram muito no curso da história. Não sei ao certo se a aposta foi feita entre o jabuti e a lebre ou entre a tartaruga e o coelho. Qual o mais lento?  A tartaruga ou o jabuti? E o mais rápido? O coelho ou a lebre? Preferi refazer essa velha fábula colocando a tartaruga e coelho, pois a primeira é o símbolo da lentidão e da longevidade e o segundo é a própria marca registrada da rapidez e da proliferação. O objetivo da história? É ressaltar a preponderância da inteligência sobre a rapidez, da sabedoria sobre o convencimento, do bom senso sobre a imodéstia.

O coelho vivia passando na cara da tartaruga que ela era lenta e preguiçosa e que ele, coelho era rápido e eficiente. A tartaruga pacientemente ouvia os insultos do coelho, mas um dia, resolveu aceitar o desafio do comedor de cenouras e apostou com ele uma corrida.

Toda a floresta soube do acontecimento e aguardou o dia da corrida. Quando foram combinar os detalhes do percurso, numa mesa presidida pela sábia coruja, o coelho mandou um recado desculpando-se pela sua ausência na reunião. Mas deu carta branca para a comissão escolher a vontade o itinerário da corrida. O coelho, confiando na sua superioridade, achou irrelevante estar presente numa chatíssima reunião como essa e preferiu correr atrás das coelhinhas.

Logo que a corrida começou o coelho disparou na frente e ainda se dava ao luxo de tirar aqui e acolá uma soneca embaixo de alguma frondosa árvore enquanto a tartaruga não chegava. E quando a pobrezinha chegava no ponto em que o coelho estava ele novamente fazia mil piruetas troçando dela e partia novamente na dianteira.

Mas, de repente, eis que surge um rio caudaloso e largo à sua frente. E o coelho ficou sem saber o que fazer para atravessá-lo, nem entendia porque haviam colocado aquele rio no roteiro da corrida. Mas, como não havia ido a reunião, nada podia fazer a não ser ver conformado e humilhado, a tartaruga chegar muitas horas mais tarde e assim mesmo vencer a corrida, chegando vitoriosa e aclamada pelos bichos da floresta na outra margem do rio, escolhido por ela mesma como o ponto de chegada.

Moral: Não é ser ligeiro o que nos torna eficientes. A eficiência é ter um plano bem feito, um objetivo bem definido e um percurso bem traçado.

(Mino-DN, de 18.01.98).

-x-x-x-x-x-x-

A diferença entre o sucesso e o fracasso é a de se fazerem as coisas quase exatamente como deveriam ser feitas... e exatamente (Edward Simmons).

-x-x-x-x-x-x- 

 

https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/

 

Compre aqui que o Magazine Luíza vai deixar em casa.

 

Para lê-los ou relê-los na Usina de Letras: https://bit.ly/tarcisocoelho

 

Inscreva-se.

 

Tarciso Coelho, Crato (CE), 07.12.2020

https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 45 vezesFale com o autor