Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Portaria do anonimato -- 31/03/2009 - 19:46 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Um homem de mais ou menos 30 anos está sentado ao lado da guarita sem maiores recursos. Tem um banheiro ao lado, mas não dispõe de linha telefónica no interior. A condição do local foi relativamente mudada no final de 2008. A companhia telefónica instalou um orelhão, que agora atende aos infelizes que esperam escassos transportes coletivos que passam pela BR-364.
Para atender aos alunos e funcionários da Faculdade Faro uma linha de ónibus que serve aos moradores do bairro Ulisses Guimarães passa de 40 em 40 minutos, alternada com o transporte intermunicipal que leva a Candeias do Jamari. Aos sábados o intervalo é maior, causando atrasos significativos aos docentes e discentes.
Uma passarela que tombou causando a morte de um operário na BR-364 é testemunha das dificuldades dos acadêmicos e funcionários da faculdade nos dias de sol escaldante ou de pancadas de chuva que atingem Porto Velho durante os primeiros meses do ano.
A passarela será reconstruída após a queda do vão central. Os acadêmicos e funcionários circulam por ali todos os dias, assim como os professores, mas para saber o nome do porteiro tem que perguntar. Ele não tem qualquer tipo de identificação funcional.
Seus antecessores também não tinham. Os professores e alunos passam rapidamente em seus veículos sem qualquer cumprimento ao porteiro. Todos têm pressa de chegar ou de sair da faculdade. Algumas vezes é possível olhar para o lado e fazer um leve aceno, mas nos horários que antecedem as aulas o fluxo de veículos não permite muita gentileza. Alguns incidentes já foram registrados, pois todos têm pressa.
O porteiro reage indiferente à indiferença dos outros. Pelos menos é o que parece. Algumas jovens bonitas passam e seu olhar é recompensado. Mas tem que manter respeito, de forma que dissimula um pouco.
Sua tarefa não é muito complicada. Figura decorativa da portaria, que tem um espaço grande, cerca de 10 metros de largura. Não pede identificação de ninguém. Existem seguranças para vigiar o estacionamento da faculdade nos três turnos. Resta ao porteiro sem uniforme ficar sentado numa cadeira, buscando a sombra de uma palmeira imperial durante o período diurno.
Sua esperança é conseguir uma função melhor dentro da empresa, já que seus antecessores foram removidos após algum tempo para outras tarefas. Conforme o grau de escolaridade pode se tornar monitor ou trabalhar num serviço burocrático da instituição.
Em 2005 um dos porteiros foi reconhecido pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda. Rosimeri Ripke, integrante da comissão de formatura, ao buscar um nome para homenagear os funcionários da instituição citou o homem simpático com 50 anos presumíveis que todos os dias presenteava um sorriso aos transeuntes e motoristas. Assim Elinio Marques de Barros foi o funcionário escolhido para ter seu nome gravado na placa de latão referente à formatura dos primeiros publicitários de Rondónia. Elíneo também atua como garçom nas horas vagas, desfilando com sua bicicleta pela BR-364 todos os dias, mantendo o sorriso constante.
Seu sorriso e prontidão fizeram diferença. Hoje trabalha na secretaria da instituição de ensino. A mensagem captada por Rosimeri e seus colegas o removeu da portaria do anonimato.



Porto Velho, 31 de março de 2009.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui