Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Introdução ao Estudo da Química -- 04/05/2003 - 11:54 (Adalberto Borges Souza Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA





1- O QUE É A QUÍMICA?



A Química estuda as transformações que envolvem matéria e energia.

Se prestarmos atenção a nossa volta, iremos notar que um inúmero imenso de transformações está ocorrendo a todo momento.

Muitas transformações são naturais, ocorrem sem que o homem tenha que interferir, como a digestão de um alimento em nosso corpo, o amadurecimento de uma fruta na árvore, a decomposição de um organismo morto, a formação do petróleo, o crescimento de um cristal em uma caverna.

Outras transformações só ocorrem com a interferência do homem, como na produção de plásticos, fibras têxteis, papéis, tintas e tantas outras coisas definitivamente incorporadas ao nosso dia-a-dia.



Outros conceitos:

“A Química é uma ciência que se ocupa basicamente do estudo dos materiais e de suas transformações.”

“É a ciência que estuda a estrutura interna das substâncias e suas transformações.”



2- IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA –

a) NA AGRICULTURA E NA PECUÁRIA – Para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da produção agrícola, precisamos ajudar o solo: pela ADIÇÃO DE ADUBOS – antigamente se usavam ADUBOS NATURAIS (como esterco) e atualmente são comuns os ADUBOS ARTIFICIAIS OU QUÍMICOS (como o sulfato de amônio); pela CORREÇÃO DO SOLO, como ocorre com a adição de calcáreo em solos excessivamente ácidos; pelo uso de INSETICIDAS, pois caso contrário os insetos devoram grande parte da lavoura.

Para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos alimentos de origem animal, precisamos alimentar os animais com RAÇÕES ADEQUADAS e tratá-los de um grande número de doenças e pragas que os atingem, com inúmeros REMÉDIOS e outros PRODUTOS VETERINÁRIOS.

b) NOS ALIMENTOS- Modernamente é bastante comum o preparo de alimentos industrializados, que são vendidos em embalagens de papel, de plástico, de vidro ou metálicas. Para evitar que se estraguem, são adicionados vários produtos químicos, conhecidos como ADITIVOS DE ALIMENTOS(que alguns chamam como CONSERVANTES DE ALIMENTOS), como, por exemplo, os PRESERVATIVOS (que evitam a deterioração por microorganismos), os ANTIOXIDANTES (que evitam a oxidação, como ocorre quando a manteiga se rancifica), os SABORES ARTIFICIAIS(produtos sintéticos, com sabor de limão, de morango, etc.), os EMULSIFICANTES e ESTABILIZANTES (para manter cremoso o alimento, como a maionese), e assim por diante. É bom ressaltar que o uso incorreto dos aditivos alimentares pode ser prejudicial à saúde.

Explicando o que está acima, NA VERDADE, CONSERVANTES são um tipo de aditivos alimentares, embora alguns autores coloquem-nos como a mesma coisa.

Aqui estão alguns comentários sobre os aditivos alimentares:



- CONSERVANTES- São substâncias capazes de retardar ou impedir a deterioração de um alimento por microrganismos ou enzimas(evita a proliferação de fungos, leveduras e bactérias). Na definição acima, eles são equiparados aos PRESERVATIVOS. Como exemplo: ácido benzóico(benzoato de sódio)-( P.I.)-usado em margarinas, refrigerantes, molhos); ácido sórbico(P.IV)- usado em chocolates, geléias, maioneses, etc.; dióxido de enxofre e derivados(P.V)- usado em bebidas alcoólicas mistas e cervejas; nitrato de potássio e derivados(P.VII)- usado em queijos.

- ANTIOXIDANTES- São aqueles que evitam o fenômeno químico da oxidação(evitam que o produto fique “rançoso” quando em contato com o ar).. Como exemplo: ácido ascórbico (A.I)-usado em cervejas, conservas de carne, margarinas, refrigerantes, óleos e gorduras; ácido fosfórico- A-III (gorduras e margarinas); butil-hidroxianisol(BHA)- A-V-usado em farinhas, margarinas, óleos e gorduras, produtos de cacau; fosfolípídeos(lecitina)-A-VIII(biscoitos e similares);

c) NAS CASAS e NOS EDIFÍCIOS- no banheiro: xampu, sabonetes, creme dental; na estrutura: tijolos, areia, azulejos, etc.; no jardim: inseticidas; na cozinha: utensílios de plástico, vidro, alumínio, etc.;

d) NAS ROUPAS- se o produto for de origem vegetal: algodão, linho; se for de origem químico: fibras sintéticas como poliéster e náilon.

e) NA SAÚDE- depende de cuidados higiênicos preventivos; para isso usamos sabões, desinfetantes, etc.. E no combate às doenças, os antibióticos. E na ajuda dos médicos em cirurgias, para tornarem sem dor, os anestésicos(óxido nitroso, éter e clorofórmio.

f) NO NOSSO CORPO- O nosso organismo é uma espantosa máquina química. Todos os organismos vivos, quando respiram, absorvem e usam oxigênio e expelem gás carbônico. Pelo processo de respiração o organismo desdobra os alimentos transformando a energia destes em uma forma de energia usada pelas células.



A POLUIIÇÃO-



O ser humano, na sua busca incessante de desenvolvimento ou de progresso(será???), nunca estando satisfeito com que tem, procura transformar a natureza com o intúito de ter um melhor conforto.

Porém, não há só aspectos positivos nisso. Há inúmeros prejuízos ao homem e ao meio ambiente, causando poluição tanto do solo, ar, água, visual, sonora, etc..

Quanto à poluição do ar, existem alguns compostos que a produzem:

a) dióxido de carbono- conhecido como gás carbônico, encontra-se na atmosfera na proporção em torno de 0,04%(claro que este dado está superado, atualmente), servindo de matéria prima para a atividade fotossintetizante das plantas clorofiladas.E, atualmente, cada vez aumenta mais a proporção do gás carbônico na atmosfera pela excessiva combustão de carbono fossilizado, como exemplos: carvão, petróleo, o que pode acarretar, segundo alguns, o chamado “efeito estufa”, quer dizer, aquecimento da terra;

b) monóxido de carbono- CO - É um gás inodoro e incolor que normalmente constitui o principal poluente encontrado na atmosfera. É produzido sempre que ocorre a queima de algum combustível, portador de carbono. Uma vez inspirado, esse composto passa pelos alvéolos pulmonares para o sangue, penetrando nas hemácias e estabelecendo com a hemoglobina uma ligação tão estável, que essa importante molécula torna-se completamente inutilizada para o transporte de oxigênio, pois o O (oxigênio)não consegue deslocar o CO, que se acha ligado à hemoglobina;

c) dióxido de enxofre- É um dos poluentes mais comuns na atmosfera, onde aparece como resultado da atividade vulcânica da decomposição natural da matéria orgânica e da combustão de carvão e petróleo. A presença excessiva de dióxido de enxofre no ar atmosférico pode exterminar quase totalmente muitas espécies de vegetais e comprometer seriamente a produtividade de plantas cultivadas; musgos e liquens são freqüentemente dizimados pelo dióxido de enxofre.

Nos seres humanos, esse composto acarreta irritações nos olhos, na pele,no nariz e na garganta, especialmente em indivíduos atingidos por afecções cardíacas e pulmonares.

O funcionamento de usinas e fábricas deixam as cidades escuras de fuligem (é uma matéria negra e espessa que a fumaça deposita no interior das chaminés) e o gás sulfuroso formado por oxidação do enxofre existente como impureza nos combustíveis fósseis, combinando-se com o vapor de água da atmosfera, produz o ácido sulfúrico que cai sobre o solo dissolvido na água da chuva, prejudicando as vegetações e corroendo estruturas( é a chamada “chuva ácida”).

Adalberto Borges

jabssouza@hotmail.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui