Usina de Letras
Usina de Letras
273 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62169 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Cotas racistas: A sombra do desastre -- 23/04/2009 - 11:06 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A sombra do desastre

Por Moacyr Goes - Diretor de teatro e cineasta

Rio - Estamos à sombra do desastre e da insanidade, enquanto não for esquecida a ideia racista de separar os indivíduos pela cor, declará-los de raças distintas e proporcionar-lhes direitos desiguais. O caso de Tatiana Oliveira, no Rio Grande do Sul, é exemplo da ação criminosa e racista travestida de justiça.

Ela se inscreveu no vestibular usando de um direito franqueado pela Universidade Federal de Santa Maria, o de se declarar parda para obter mais facilidades. Isso por si já seria um escàndalo, mas o que ocorreu foi mais monstruoso.

Tatiana passou, usando o caminho das cotas, mas agora é acusada de não ter direito, mesmo sendo filha de pai pardo e mãe branca. Sabem por quê? Pasmem! Uma comissão descobriu que ela nunca foi discriminada, jamais foi ofendida por ser parda e que, por isso, não deveria merecer a cota.

Uma comissão entrevistou a moça, julgou que ela não pertencia à raça certa e a condenou a sair da universidade. É isso. Uma comissão diz a qual raça um indivíduo pertence. Isso me lembra os horrores do holocausto. Comissões reconheciam os judeus e os separava. Uns iam direto para a morte; outros, para o trabalho escravo.

Parece exagerada a comparação? Então pense em outra cena. Dois rapazes num banco em frente a uma comissão. Eles tiraram as mesmas notas. A comissão aponta para um e sentencia: você está dentro, pois é negro. O outro está fora. Sua raça discriminou as outras e agora é a hora da revanche.

Essa cena não é real? É, mas o diálogo é o que no teatro chamamos de subtexto, as intenções que movem o personagem. Na real, o texto vem travestido de justiça reparadora. O abismo se aproxima!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui