Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DARCY. UM PENSADOR DA ESCOLA NOVA. -- 05/05/2003 - 05:21 (Welington Almeida Pinto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Maio, 2003–1º - Educação Brasileira

1922-1997



DARCY. UM PENSADOR DA ESCOLA NOVA.



Welington Almeida Pinto





Mineiro de Montes Claros. Diferente do estereótipo: língua solta, nada discreto. Muito menos moderado. Polêmico. Revolucionário. Pensava grande, movido pela obsessão de salvar o Brasil de todas as crises através da educação. E pensava alto, para todo mundo ouvir. Queria fazer de nosso país uma nação desenvolvida, justa para todos os cidadãos. Pequena utopia! - como afirmava. Até porque em suas reflexões tinha como meio a escola pública de qualidade para alcançar a transformação.

Sem educação para o povo não há como fazer o país crescer - acreditava.



FIM DA EXCLUSÃO



Para Darcy Ribeiro o sistema educacional do Brasil é elitista e desonesto, promove a exclusão, consciente ou não, das crianças de classes mais pobres. Sempre foi um exaltado crítico do sistema de turnos, que, ao reduzir o tempo de aula, restringia também as chances do sucesso de quem não tinha condições de complementar a formação em casa.



Queria uma escola com no mínimo seis horas diárias de atividades e funções que fossem além do ensino e da aprendizagem. Na sua cabeça um espaço de instrução tinha que ter orientação artística, desenvolvimento das ciências, assistência médica, odontológica e alimentar, além de orientar a criançada a tomar banho e escovar os dentes. Ele lutava por uma escola voltada para as crianças de periferias, classes populares, que muitas vezes só contam com ela para se educar e crescer dignamente.



Dedicou-se de corpo e alma, enquanto viveu, para o crescimento da educação brasileira, dando forma e implementando idéias novas, idéias notáveis que, se tivessem sido aplicadas com seriedade e boa vontade política o Brasil estaria vivendo uma realidade bem diferente, mais humana e melhor. Para Darcy Ribeiro, a educação é peça fundamental no processo de desenvolvimento e democratização do Brasil.



Discípulo do educador baiano Anísio Teixeira. Na década de 50, promoveram um grande trabalho pelo ensino público e pela erradicação do analfabetismo. Sociólogo de formação, dizia que a escola tinha de ser vista do lado de fora da sala de aula, incluindo nela uma dimensão política.

A finalidade da educação se confunde com a finalidade da vida. Se o estudo é a luz da sabedoria, a filosofia social é o fio condutor.



LEGADO AO BRASIL



Darcy não desenvolveu grandes teorias pedagógicas nem métodos de aprendizagem, mas deu forma e realidade a idéias notáveis. Não era autor de teses, mas de feitos.



Entres suas obras, a criação dos CIEPS - Centros Integrados de Educação, dinâmicos espaços culturais e civilizatórios para as populações da periferia metropolitana, inicialmente implantados no Rio de Janeiro.



Outro relevante serviço ao país foi a implantação da Universidade de Brasília, projeto do presidente Juscelino Kubitschek, onde foi o primeiro Reitor. Na UnB lutou para eliminar ao máximo o formalismo e criar uma instituição livre em que a pesquisa seria voltada para a resolução dos problemas nacionais.



Como Senador e autor da LDB, deu atenção especial à qualificação do Magistério, fundando os ISEs - Institutos Superiores de Educação, dedicados a oferecer o curso normal superior, mais amplo e aprofundado, para formar professores de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.



Esse investimento era, segundo Darcy, essencial à melhoria da educação. E defendia: ... um professor bem preparado, estimulado e provido de um mínimo de material didático foi sempre uma peça-chave nas escolas que alfabetizaram o mundo.



Foi também Ministro, vice-governador do Rio, etinólogo, acadêmico, educador. No Congresso coordenou a elaboração da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – batizada com seu nome.



* Welington Almeida Pinto é Escritor, Jornalista (08124/JP-MTE). Autor, entre outros livros, de Santos-Dumont, No Coração da Humanidade. Ver a relação de seus livros nos sites www.welingtonpinto.kit.net e www.ieditora.com.br * E-mail: welingtonpinto@globo.com





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui