Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Grogue era Van, mas não besta -- 18/05/2009 - 14:24 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Van Grogue não era o Tim Maia, mas também gostava de sossego. Outra faceta observável, da sua personalidade manjada, era sempre demonstrar aquele seu imenso prazer de subir pelas descidas.
Gabava-se, o pinguço, das costelas de porco que comia, dos peixes que fritava e, das mulas que montava. Todos sabiam: Van Grogue, não era muito fácil.
Durante o pouco tempo em que póde exercer o mando sobre algumas pessoas contratadas suas, nunca honrou corretamente o compromisso de lhes pagar em dia os salários. Sempre engambelava os funcionários dando-lhes vales, em lugar dos vencimentos mensais.
Por que o folgado valorizava tanto seu sossego? Talvez achasse que, nesse período da vida pelo qual passava, pudesse desfrutar, sem chateação, das benesses que conseguira juntar.
Como todo mundo sabia Grogue, por viver mais no mundo da lua do na realidade diária, numa certa ocasião, em que estava "pra lá de Bagdá", comprou um lote de terreno, pagando a vista, sem nem ao menos saber onde ficava.
- Ó burro! Comprou sem ver a coisa? Mas é uma besta mesmo! - criticara Ema Thoma, sua madrinha protetora.
Foi necessária a intervenção dos familiares para que a gafe não desandasse a manchar o conceito de saúde mental, que lhe adornava a imagem.
Donde vinha aquela cara de pau terrível? Que ser estranho manifestava-se ali? Teria muitos braços, muitas mãos, um, dois, três corações?
Teria, a torpe figura, de Nero alguma coisa? Aquela careca que o distinguia num grupo de mecànicos barulhentos, servia para algo mais do que as simples aterrizagens dos fincudos da dengue?
Van Grogue gostava mesmo de bauru. O pingão apreciava alimentar-se com esse tipo de sanduíche, especialmente durante a primavera. Pra ele não bastava um ou dois, mandava logo três, goela abaixo, mesmo que isso pudesse lhe causar tonturas, desmaios e quedas espetaculares.
A propósito: um fato nunca esquecido lhe ocorreu quando suportou na cachola, um choque equivalente a 120 volts.
É que seu exagero em comer em excesso lhe causou um desmaio, fazendo-o embicar rumo ao solo. Naquele dia, depois do tombo, ele teve uma síncope epiléptica.
Apesar disso tudo, meu amigo, minha amiga e senhoras donas de casa, o Grogue podia ser Van, mas não era besta. Ele sabia já ter chegado o tempo em que precisava se cuidar mais, muito mais.



Fernando Zocca.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui