Usina de Letras
Usina de Letras
232 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Brasil, País da Mula Sem Cabeça ou do Pinóquio? -- 01/06/2009 - 09:15 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL, PAíS DA MULA SEM CABEÇA, OU DO PINÓCHIO?

Glacy Cassou Domingues - Grupo Guararapes. Fort. 30/05/2009.

Depois de algumas semanas passadas em Curitiba, com informações apenas dos jornais televisivos e da Gazeta do Povo, e nos espaços que sobravam, eram lembrados nossos medos e crendices, habituais no mundo maravilhoso das crianças. A mais temida era a "mula sem cabeça" que levava crianças mal criadas, teimosas ou desobedientes. Bons dias; os lembrados e os usados para comentar.

Voltando ao burburinho normal do meu espaço cearense - comentar as notícias do jornal dia, notícias dos jornais falados, telefonemas de amigos confirmando ou querendo informações. Meu cérebro passou a trabalhar como um liquidificador permanentemente ligado, processando os fatos que proliferam nos noticiários, qual "tiririca" na grama após uma chuva de verão. Estamos vivendo períodos políticos tão intensos, que não é mais novidade a última notícia de noticiário de ontem, já não ter mais valia na manhã de hoje.

Ainda em Curitiba acompanhei o caso do deputado embriagado, que matou dois rapazes. Com a mídia escrita e falada conhecendo bem o histórico pessoal do deputado marginal, não foi fácil minimizar o fato. Se alguém não sabia que o deputado tinha em sua ficha do DETRAN 130 pontos negativos por excesso de velocidade, a carteira de motorista cassada por embriagues. Não podendo mais contestar tornou mais fácil a cassação do mandato do apenas, marginal. E tem mais. O probo deputado é autor de uma proposta, que beneficia motoristas que passaram mais de um ano sem cometer infrações de trànsito. Ironia ou má fé?

Em Fortaleza, já acompanhando nas notícias do momento no Senado e Càmara, acordos absolutamente indecorosos entre os partidos políticos e filosóficos mascarados de "oposição"e "situação", mas que a esta altura não sabem mais quem É o QUE, ou de QUE LADO está. Quando o "liquidificador´ desliga, NÃO é POSSíVEL nomear o que resultou. Mas, a julgar pelo cheiro Não é nada saudável.

Que credibilidade pode ter uma instituição que por "dever de ofício", cria leis que regem um país, mas por interesses ocasionais permite a admissão de candidatos que na hora aprazada, NÃO atenderam os requisitos básicos para serem admitidos? Os diversos acordos feitos a última hora, entre os partidos políticos visando "apenas e tão somente, o prêmio" do ano 2010, são de uma ABSOLUTA falta de ÉTICA, HONRA e DECORO que sinceramente, não sei que nome dê àquelas CASAS que PRETENDEM representar a NÓS, o POVO BRASILEIRO.

A ser "realidade" o que noticiam os jornais escritos e falados, a VEZ e a HORA é dos suplentes e o chamado Baixo Clero, que em hora de aperto costumam garantir os "apoios" necessários àquelas Duas Casas, que deveriam acolher somente, o que de mais ÉTICO, MORAL sem a menor dúvida de DECORO irreparável, para LEGISLAR APENAS para o bem comum, o PROGRESSO do PAíS, e NÃO o SUCESSO dos patrimónios pessoais das PRETENSAS EXCELÊNCIAS.

Na minha infància tinha-se medo de "mula sem cabeça", que seria a PRÓPRIA JUSTIÇA com uma venda sem a mínima transparência. E quanto ao Pinóchio, acredito que as crianças de hoje sabem que era, ou ainda è o exemplo perfeito da MENTIRA. Daí, a pergunta: O BRASIL É O PAíS DA MULA SEM CABEÇA, ou do PINÓCHIO? A comparação com nossas EXCELÊNCIAS, não é MERA COINCIDÊNCIA.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui