Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O arraiá da Petrobras -- 05/06/2009 - 08:57 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O arraiá da Petrobras

ARTHUR CHAGAS DINIZ*

Depois de esgotados os recursos para evitar a CPI da Petrobras, recursos que vão desde a hipótese de que isto (a CPI) afetaria a imagem internacional da empresa, segue-se a alegação do prejuízo financeiro que sofreriam seus milhares de acionistas. Ora, a alegação de que a CPI afetaria o prestígio internacional da estatal é vaga e preconceituosa. Parece que antecipa irregularidades que seriam detectadas nos levantamentos da Comissão. A preocupação com os milhares de pequenos acionistas é nova, visto que a "intervenção" de Lulla no Banco do Brasil - que tem igualmente milhares de acionistas - foi efetuada sem que a questão fosse sequer mencionada.

Em relação à indicação dos integrantes da CPI, que será composta por "apenas" 8 (entre 11) membros da "base aliada", é uma briga de bandidos dentro da quadrilha. Calheiros quer escolher presidente e relator e rejeita Jucá (líder do Governo) porque quer defender os seus "diretores na Petro" e não quer que o Governo dê as prioridades e, sim, ele. Jucá, supõe-se, daria preferência a Lulla e não a Calheiros.

A primeira questão a ser abordada, antes mesmo da conhecida vocação da estatal para evitar concorrências entre fornecedores, é o absurdo de uma empresa ter 1.150 (!) pessoas nas áreas de marketing e comunicação social. É a maior população de empregados em agência de comunicação social, marketing, publicidade e relações com o mercado da América Latina. E a Petrobras ainda vai contratar uma agência para acompanhar a CPI. (!)

Outro dia, um conhecido meu disse-me que tinha que apresentar um "orçamento de cobertura" para concorrência na Petrobras. Perguntei-lhe se se tratava de um projeto de engenharia civil. Ele riu e explicou que "orçamento de cobertura" era a forma de ajudar alguma empresa da mesma área, propondo um preço mais alto do que o da concorrente, garantindo-lhe a vitória. Tudo de acordo com o arraiá da Petrobras.


* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui