Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Professoras... -- 15/10/2003 - 12:24 (Vinícius José Guimarães) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Embora o plural das palavras, segundo regra pétrea da Língua Portuguesa, deva sempre ser grafado no masculino, neste caso específico, embora a regra seja, como disse, pétrea, há a famosa exceção...

Refiro-me ao substantivo professora (ou professor), cujo plural é, indistintamente, professoras e não professores...

Teria eu me feito entender?... Bem, creio que os medianamente inteligentes, sem falar naqueles de inteligência superior, entendem o que quero dizer...

Evidentemente, esta regra é minha... quem quiser adotá-la, fique à vontade...

Mas eu explico: é que sou, realmente, muito entendido em professoras... estando aí incluídos, evidentemente, cada professor, homem, que eu tenha tido ou conhecido durante esta minha, até aqui, adorável e feliz existência... Uns dizem que ela é medíocre... Que fazer, né?

Vamos começar pelo aspecto sentimental...

Minha mãe é professora e suas 03 irmãs, minhas tias, são professoras... Minhas 03 irmãs também e, das minha 22 primas, 19 são professoras... Contando aí, só em parentesco de primeiro grau, são 26... Com mais 04 sobrinhas, chegamos a exatamente 30 professoras, só dentro de casa... e com um pequeno detalhe: todas são mulheres...

Continuando pelo lado de estudante...

04 anos de primário, 04 de ginasial, 03 de científico, 02 de química industrial, 05 de Engenharia, 02 de mestrado em engenharia, 02 de pós em administração industrial, 02 de pós em marketing e 02 em direito... São cerca de 26 anos só nos cursos fundamentais e faculdadezinhas da vida...

Se considerarmos que, a cada ano, tenha tido cinco professores diferentes, teríamos aí a convivência com 26 x 5 = 130 professoras.

Tenho então, durante minha réles, mas feliz, vidinha, convivido com mais de 160 professoras... E para arredondar, contando com minha mulher Cidinha, professora de História, com quem tenho convivido nos últimos 32 anos... Digamos que poderíamos considerar que, nestes 32 anos, teria convivido com 39 colegas de Cidinha... Teríamos aí, então, mais 40 professoras, que somadas às 160 até então contadas...

Putz, gentes!!! Já convivi com mais de 200 professoras em minha vida... Diria que, em função da natureza do relacionamento, sou um cara “especialista em professoras”...

Isto sem contar com as professorinhas da Usina com que tenho um contato mais permanente e “intimamente intelectual”, Milazul*, Dricazul* e, mais recentemente, Helpblue*...

Bom... Já que conheço bem as professoras, como ficou mais ou menos demonstrado aí em cima e considerando a credibilidade que tenho tido por aqui... Vejam vocês: credibilidade suficiente para convidar 10 escritores da Usina para editar uma Antologia e eles aderirem imediatamente, sem questionar maiores detalhes do projeto apresentado...

É claro que uma certa pessoa meio desconfiada teve umas dúvidazinhas no começo... Mas, logo, logo, foi convencida por Milazul* de que eu “seria um cara confiável”...

Pois é... Tudo isto aí só para dizer, além da homenagem especial às minhas queridas professorinhas azuis*, que sou muito mais pelas professorinhas e pelo nosso Grupelho Azul* do que por qualquer outra coisa na, ou da, Usina de Letras...

Ou seja: conheço muito bem as professoras para ter a certeza que a amizade intelectual, à qual nos dedicamos, é muito mais forte do que se possa imaginar e não seria qualquer intrigazinha que iria acabar com ela.

Para finalizar, plagiando Dricazul*: certas coisas são para sempre...

Ou Maluazul*: para sempresssssss!!!

Ou Milazul*: na labuta de professor, às vezes, mais aprendemos do que ensinamos...

Ou o poetinha: Saravá!


Guima,
Rio, dia das Professoras/2003


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui