Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 59659 )

Cartas ( 21254)

Contos (13324)

Cordel (10319)

Crônicas (22226)

Discursos (3169)

Ensaios - (9535)

Erótico (13486)

Frases (47208)

Humor (19419)

Infantil (4619)

Infanto Juvenil (3936)

Letras de Música (5497)

Peça de Teatro (1340)

Poesias (138766)

Redação (3078)

Roteiro de Filme ou Novela (1061)

Teses / Monologos (2432)

Textos Jurídicos (1946)

Textos Religiosos/Sermões (5656)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Culto à Violência -- 13/05/2003 - 04:26 (ARTHUR ACCIOLY PEREIRA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Culto à Violência




O ser humano, em sociedade, é o lobo de si próprio, por contradizer-se em atitudes ilógicas que vão de encontro ao amor ao próximo. Nos aproximamos da selvageria irracional por sermos violentos. A violência é o câncer e a causa de uma sociedade estressada, acuada, desigual e desumana.



Nossos pobres, amontoados em favelas, sofrendo a pressão de uma sociedade consumista e injusta, reagem. Bailes “Funks”, assaltos com requintes de crueldade totalmente desnecessários são as válvulas de escape para esta sociedade oprimida, que sente a necessidade de também ser opressora para sobreviver.



Temos como causa primordial para toda esta violência a ignorância. O ser humano oprimido em uma sociedade incapaz de entender o direito do outro, parte para a rapinagem, com a finalidade de suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. A ignorância gera a violência e a violência nutre o desrespeito ao próximo.



A Mídia, que é a grande formadora de opinião, torna-se cada vez mais violenta por compromissos com os altos índices de audiência: meta final para seus lucros. Lucra a elite capitalista selvagem, lucram grupos sociais que se nutrem na miséria humana e perde a sociedade como um todo.



Divertimentos cada vez mais violentos tornam-se a preferência dessa massa quase subumana que pulula nas favelas e alagados e que têm acesso a “games” instalados em becos e vielas. A mídia especializada em esportes de massa como o futebol, nomeia seus ídolos de “matadores” aumentando mais e mais o culto à violência.



Vemos na sociedade moderna a violência se alastrar em prol do capitalismo selvagem das elites, do lucro fácil, que justificam as intervenções internacionais, as “guerras santas”, tudo tendo como base a ignorância que cada vez mais aumenta o culto a violência.









FALE COMIGO



Comentarios
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui