Usina de Letras
Usina de Letras
206 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Culto à Violência -- 13/05/2003 - 04:26 (ARTHUR ACCIOLY PEREIRA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Culto à Violência




O ser humano, em sociedade, é o lobo de si próprio, por contradizer-se em atitudes ilógicas que vão de encontro ao amor ao próximo. Nos aproximamos da selvageria irracional por sermos violentos. A violência é o câncer e a causa de uma sociedade estressada, acuada, desigual e desumana.



Nossos pobres, amontoados em favelas, sofrendo a pressão de uma sociedade consumista e injusta, reagem. Bailes “Funks”, assaltos com requintes de crueldade totalmente desnecessários são as válvulas de escape para esta sociedade oprimida, que sente a necessidade de também ser opressora para sobreviver.



Temos como causa primordial para toda esta violência a ignorância. O ser humano oprimido em uma sociedade incapaz de entender o direito do outro, parte para a rapinagem, com a finalidade de suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. A ignorância gera a violência e a violência nutre o desrespeito ao próximo.



A Mídia, que é a grande formadora de opinião, torna-se cada vez mais violenta por compromissos com os altos índices de audiência: meta final para seus lucros. Lucra a elite capitalista selvagem, lucram grupos sociais que se nutrem na miséria humana e perde a sociedade como um todo.



Divertimentos cada vez mais violentos tornam-se a preferência dessa massa quase subumana que pulula nas favelas e alagados e que têm acesso a “games” instalados em becos e vielas. A mídia especializada em esportes de massa como o futebol, nomeia seus ídolos de “matadores” aumentando mais e mais o culto à violência.



Vemos na sociedade moderna a violência se alastrar em prol do capitalismo selvagem das elites, do lucro fácil, que justificam as intervenções internacionais, as “guerras santas”, tudo tendo como base a ignorância que cada vez mais aumenta o culto a violência.









FALE COMIGO



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui