Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UM BRASIL IGUAL(há décadas) ...DE DESIGUALDADES! -- 29/03/2000 - 01:15 (paulo jorge pires plaisant) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
diante da mesmice dos noticiários,em que vejo falcatruas,negociatas,corrupção geral e,pior,sempre,a impunidade predominando,indago se vou ter o privilégio de ver um brasil mudado antes de partir desta para melhor(pior do que está nem do "outro lado"!)é que durante os meus 45 anos de idade,SEMPRE,ouvi falar das mesmas coisas.mudam os políticos,os governantes,mas não muda a situação caótica e dantesca da terra descoberta por cabral.aliás,nem sei o que pretendem comemorar em 22 de abril próximo.afinal,5oo anos de que?subjugo,miséria,escravidão,desde a época da colônia?isso é motivo de comemoração efusiva?e da mesma forma que ouço/vejo as mesmas notícias,HÁ DÉCADAS,assisto impotente,a impunidade,enevoada ,para felicidade geral dos corruptos,pelo futebol,carnaval e reveillon.a ETERNA impunidade.e de que adianta chorar o leite derramado;dizer que o brasil é um país de riquezas latentes,que poderia pertencer ao primeiro mundo,se uma "máfia" reduzida em percentual,mas enorme em seu poder de dilapidação de nossos bens e aquelas mesmas riquezas,continua imperando e impedindo que tenhamos uma vida,ao menos digna?o salário mínimo que,historicamente é alterado em maio,teve antecipação.(e "bota" mínimo nisso!)antecipação de angústias e inquietações mais uma vez por parte do povo que,teimosamente,insiste em querer ter um padrão de vida digno!ora!não se pode aumentar o salário mínimo!(O sempre vilão do desequilíbrio econômico,segundo nossos amados governantes)afinal,privilégios têm de ser mantidos!a riqueza,o bem estar,o conforto,são só para os "colarinhos brancos",para os políticos e outras facções.é aquela teoria capitalista:"dane-se se seu estômago está vazio! importa é que o tanque de meu carro está cheio!"(de preferência um BMW)pelo jeito,parece que só por meio de outro dilúvio...passando tudo(o brasil,a terra a limpo!(e olha que deus já deve estar cheio de perdoar,perdoar e perdoar;seguramente já deve tê-lo feito mais de setenta vezes sete,conforme a bíblia)enquanto isso,o !"circo de horrores" contra o pobre trabalhador prossegue de forma patética.não há dinheiro para um salário mínimo justo,mas há para salvar bancos e empresas que quebram" propositadamente,cujos dirigentes,depois,vão curtir férias em cancun!em suma:falar disso é chover no molhado!falta ação,movimento...mas de quem,de onde?dos céus?claro que não! deus tem mais o que fazer!cabe a nós APRENDER o "dever de casa "que sempre fazemos errado!refiro-me ao voto.impressionante como o brasileiro continua obtuso na utilização desse poderoso instrumento de mudanças! e que memória fraca tem!basta ver que o famigerado COLLOR(até hoje não sei de que "collor" ele é;se vermelho,p.ex.)POR INCRÍVEL QUE PAREÇA,teve intenções de voto!!!!!dá para acreditar?será que no fundo,a culpa não é mesmo do povo brasileiro?quem sabe é masoquista o bastante para perpetuar essa situação quando poderia mudar,com uma smples caneta,sobretudo "nos dias "15 de novembro?talvez já tenha se acostumado a essa situação,como aquele cavalo de circo que recebe treinamento para trotar em círculos,durante dias,semanas.quando o treinador solta ele,continua a trotar da mesma forma,por horas:EM CÍRCULOS!quem sabe,em vez de comemorarmos os 5oo anos do brasil(e de privações)não devamos ostentar "um luto" simbólico a todos aqueles que nos oprimem/oprimiram durante décadas?!mostrar que não estamos satisfeitos mesmo!que se quer mudança;que,como dizia o saudoso gonzaguinha,"...não estamos com a b...na janela pr a que passem a mão nela..."nos últimos anos ouvimos muitos gritos de guerra",tais como:AVANTE BRASIL! SALVE A SELEÇÃO! PR A FRENTE BRASIL! não é hora do ACORDA BRASIL! ou continuaremos "sonâmbulos","zumbíticos",fazendo de conta que vivemos?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui