Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->MATANDO A VONTADE ... -- 30/06/2009 - 19:29 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MATANDO A VONTADE...
(Por Germano Correia da Silva)


A carência de recursos e o alto índice de analfabetismo existente na comunidade que fica perto da vila da Fortuna, onde vivia o hortifrutigranjeiro Seu Nicanor, é de fazer medo a qualquer ser mortal deste mundo, por mais corajoso que ele seja.

Nesse lugar, mesmo nos dias atuais, há carência de tudo. Ali não há escolas, nem salas de aula em número suficiente para atender a demanda de alunos em idade escolar, nem professores capacitados para assumir uma posição de docente decente. Consequentemente, nesse lugar também não há empregos para atender a necessidade das pessoas que deles necessitam.

Enquanto isso, entre uma churrascada e outra, patrocinada pelos políticos daquela região antes e durante a campanha eleitoral, o povo vai matando a vontade de comer carne nos fins de semana.

Os homens públicos que rondam as comunidades da Vila da Fortuna à procura de votos, já sabem de cor e salteado que povo de barriga cheia tem tempo para pensar e reivindicar os seus direitos. E, em pensando nisso, eles procuram não perder tempo no momento de arquitetar seus planos.

Por iniciativa de um deles, após uma reunião secreta ficou decidido que durante essa campanha eleitoral todos continuarão matando a vontade do povo apenas uma vez por semana. Talvez nos sábados ou nos domingos.

Os moradores pessimistas afirmam que após as eleições, a carência de tudo que decerto perdurará naquele lugar, principalmente a falta de saneamento básico, se encarregará de fazer o restante, ou seja, continuará matando à vontade crianças e adultos carentes durante os demais dias da semana.

Os realistas alegam que se for feito um levantamento criterioso das necessidades daquele povo, há de se notar que mesmo com a ajuda do poder público, ainda faltará muito para melhorar a situação daquele lugar. A saúde pública, por exemplo, na gestão atual vive um verdadeiro caos.

Quanto aos esperançosos, eles fazem coro nas discussões vivenciadas nos botecos que o saneamento básico dos logradouros centrais já foi prometido durante uma churrascada patrocinada por um dos candidatos a prefeito. Afirmam, veementemente, que ele jurou pelo santo padroeiro de sua região, que se for eleito haverá água e esgoto encanados para uma boa parte da população.

De acordo com o compromisso assumido por esse candidato, inicialmente serão atendidas as pessoas que morarem no centro da cidade. Mas, se o seu irmão que é candidato a vereador for eleito, a outra parte da população poderá ser atendida até o final do seu mandato.

Entre uma esperança e outra esse povo vai vivendo. Uns matando a vontade de comer carne em pelo menos uma vez por semana, por conta dos "homens do povo"... Outros, já sem muita esperança, sentem que há a necessidade de alguma mudança de hábito. Lutarão com as armas que tem até conseguirem um lugar menos carente para passar o resto dos dias que ainda lhes sobejam.

Mas enquanto esse dia não chega, eles vão matando a vontade de tudo, até de viverem uma vida digna.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui