Usina de Letras
Usina de Letras
289 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->10.02.2021 - Levando Inteligência Para As Emoções -- 10/02/2021 - 16:56 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/

 

Diário do Dia a Dia

Levando Inteligência Para As Emoções

 

Estudos recentes sobre emocionalidade como os desenvolvidos por Howard Gardner e Daniel Goleman vêm demonstrando que a competência  emocional conta mais do que o Q.I., pois a inteligência acadêmica não oferece preparo tanto quanto a inteligência emocional para a realização das pessoas em diferentes aspectos. Estes estudos baseiam-se no fato de que é possível levar inteligência às nossas emoções e orientar o nosso pensamento para agir de forma civilizada e efetiva conosco e com os outros. Este conjunto de aptidões humanas essenciais sugere a necessidade de se promover o desenvolvimento da inteligência emocional uma vez que tanto as emoções bloqueadas como a impulsividade, extremas e persistentes demais, tornam-se prejudiciais à pessoa e aos outros.

Perceber a importância das emoções na vida é compreender questões ligadas à ambientação humana e social com suas crenças e valores. Esta capacidade requer habilidades, tais como: autoconsciência, motivação para persistir diante das dificuldades, controle dos impulsos, equilíbrio na tomada de decisões, adiar satisfação e administrar conflitos. Inteligência emocional, portanto, é uma metacapacidade, é uma maneira específica de compreender o cognitivo e o afetivo na personalidade.

Ser inteligente, emocionalmente falando, supõe, é claro, o domínio de habilidades relevantes no processo de comunicação humana, criatividade para encontrar formas e estratégias de resolução de problemas existenciais, além de sensibilidade no uso dessas estratégias.

Parte do texto acima foi transcrita do artigo intitulado “Inteligência Emocional: O que é? Como se expressa? Como se desenvolve?”, publicado na edição de setembro do “Momento Pedagógico” pela professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, Glaucenete Barros de Oliveira.

(DN, de 02.11.97).

-x-x-x-x-x-x-

É necessário interpretar como a mente e compreender com o coração (Raumsol).

-x-x-x-x-x-x-

 

https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/

 

Compre aqui que o Magazine Luíza vai deixar em casa.

 

Para lê-los ou relê-los na Usina de Letras: https://bit.ly/tarcisocoelho

 

Inscreva-se.

 

Tarciso Coelho, Crato (CE), 10.02.2021

https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui