Usina de Letras
Usina de Letras
221 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Um faraó em minha casa -- 22/07/2009 - 05:49 (Alzira Chagas Carpigiani) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O faraó entrou pela porta da cozinha e me olhou com seu ar superior. Sentou-se e exigiu que eu o cumprimentasse como ele achava que merecia.

- Eu sou um deus...

- Hórus, não é?

- A encarnação do deus Hórus para ser mais exato.

- Sei...

- Hórus - filho do deus Osíris com a deusa ísis.

- Complicada aquela história do Osíris com o Set, não é mesmo? Problemas entre irmãos, eu sei bem o que é isso. Eu também tenho irmãos, meus filhos também mal se toleram. Escuta, faraó, você não acha que cada casal devia ter só um filho? (Se eu dissesse "um filho só" já ia dar uma rimadinha e corria o risco de cair na prosa poética. Desta vez, escapei!).

Pensa que ele me respondeu? Nada. Mudou de assunto e começou a falar dos hieróglifos. Elogiou a esperteza do Champollion, até chamou o sábio de francesinho boa gente. Logo depois, o assunto mergulhou nas águas do rio Nilo e pareceu empacar um pouco ali.

- O Egito é uma dádiva do Nilo...

- Foi o Heródoto quem disse isso, nem vem com esse ar de dono da frase que essa eu não engulo.

- Mas você não duvida do conteúdo dessa frase, não é?

- Não, claro que não. Concordo com o historiador grego em gênero, número e grau. Sem Nilo, nadinha de Egito. Deserto do Saara, calor escaldante de dia, frio de noite, ar seco o tempo todo, ninguém merece. Só mesmo um rio Nilo para refrescar aquele montão de areia coroado de sol.

- Os homens vivem martelando a cuca para entender o mecanismo daquelas cheias... Mês de julho, o rio enche ... e fica assim uns três ou quatro meses. Depois a água baixa e os egípcios começam a semeadura. Quando é que os homens vão entender que as cheias são provocadas pelas lágrimas da deusa ísis e que a fertilidade das margens do rio existe por causa do sangue do deus Osíris? Ó povinho xucro esse, viu?

Sem cerimónia, o faraó me pede pão e vinho. Come e bebe e repete. Depois me diz que precisa sair para guerrear...

- Afinal, eu sou o comandante do meu exército!

Se ele pensa que eu vou prendê-lo por qualquer motivo, está totalmente enganado. Espero mesmo que ele vá... para ser sincera, espero que vá de uma vez... E espero também que essa semana acabe logo. Coisa chata receber esse tipo de visita toda vez que minha filha caçula pega recuperação de história...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui