Usina de Letras
Usina de Letras
114 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Hugo Chávez - o urso e o cachorro -- 10/08/2009 - 14:40 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hugo Chávez - o urso e o cachorro

Cascaes

6.8.2009

http://www.joaocarloscascaes.com

Os ursos matam muita gente onde vivem, não simplesmente porque apreciem caçar seres humanos. A necessidade de sobreviver em ambientes onde imperavam leva-os a defender seus territórios, quando provocados pelos bichinhos de estimação de pessoas próximas. Reagem defendendo-se dos chatos que, entre outras coisas, poderão garantir um "tira gosto". Ou seja, o totó descobre uma fera, late, faz de conta que vai enfrentá-la e quando o bicho se enfurece o cãozinho (qualquer cachorro é pequeno diante de um urso) foge para os braços do dono, expondo-o à irritação do animal mais do que selvagem.

Na América Latina, de tempos em tempos, temos ondas caudilhescas que nos impõem atrasos e conflitos danosos ao povo. Eventualmente, graças à lucidez e disposição de um líder, temos benefícios, o que ainda nos faz ter orgulho e admiração, por exemplo, de Getúlio Vargas, apesar de seus erros e vacilações, perfeitamente compreensíveis num período de fastígio do nazifascismo.

Agora é a vez da Venezuela, um país com uma história complexa, líderes fortes e fracos e de submissão a interesses estrangeiros tão grandes quanto suas jazidas de petróleo. É compreensível existir naquele país uma polarização violenta entre defensores da democracia capitalista e agora os chavistas. A questão é, até onde Hugo Chávez é eficaz, sincero, patriota ou, simplesmente, mais um caudilho sem rumo nem lógica? Ou Hugo Rafael Cháves Frías seria um militar golpista querendo entrar para a história no rastro de outros semelhantes, ditadores que impuseram a seus países o medo, a demagogia radical, o culto à personalidade, a irresponsabilidade e incompetência?

Obviamente esperamos que não. O povo venezuelano merece uma boa distribuição de renda e saborear os benefícios de suas riquezas naturais. Talvez o caminho seja o estabelecido por esse militar, o que duvidamos muito. Distantes da baía de Maracaibo ficamos, contudo, apreensivos diante da política externa do presidente Frías.

Autodeterminação dos povos é algo importantíssimo. Nações com identidade institucional existem para poderem errar e acertar por conta própria. Intervencionismo normalmente esconde a pior forma de imperialismo (as Guerras do Ópio mostraram isso tetricamente).

Os menores países latino-americanos sempre padeceram sob os impérios, do brasileiro ao estadunidense, incluindo os europeus: inglês, holandês, francês e espanhol. É história e não era privilégio desses países (ou imperadores) querer conquistar povos e terras.

De uma forma ou de outra as tribos organizadas, usando tacapes, lanças e flechas, porta aviões ou tanques de guerra sempre quiseram garantir espaços vitais. Sabendo disso, as nações mais fracas precisam usar a diplomacia e ter habilidade para não criarem motivos para intervenções.

Podemos perguntar, pois, a quem serve Hugo Chávez?

Desde que assumiu, o presidente mais e mais ditador da Venezuela vem provocando vizinhos próximos e distantes, para quê?

Se está a serviço de alguma potência, se esse país é os EUA, foi bem sucedido. Tanto fez que agora viabiliza um acordo militar dos EUA com a Colómbia. Ou seja, os Estados Unidos da América do Norte terão sua "cabeça de ponte" junto às fronteiras brasileiras, no meio da Amazónia.

O cachorrinho trouxe o urso...


Obs.: Bobagem. Os EUA não precisam de cabeças-de-ponte para uma possível invasão na América do Sul. São tão poderosos, possuem armas tão letais e sofisticadas que poderão atacar a partir de porta-aviões estacionados no Pacífico, no Caribe e no Atlàntico, para, só depois, mandar os marines. Cabeças-de-ponte? Ora, poderão fazê-las na hora que quiserem e onde quiserem, já que não há força militar cucaracha para enfrentá-los. Mas uma coisa eu concordo com o Cascaes: não convém irritar o urso... (F. Maier)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui