Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Manifesto Carioca -- 20/05/2003 - 16:35 (Bruno Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Manifesto Carioca



Tenho recebido quase que diariamente e-mails fazendo gozações com a situação da segurança em nossa cidade. Com uma total falta de vergonha na cara, cariocas como eu e você, ao invés de se envergonharem com a situação em que vivemos, fazem questão de mostrar para o Brasil, e por que não dizer para o mundo, o trágico momento que suportamos.

Alguma coisa tem que ser feita, com isso eu concordo, mas sinceramente, você acha que esse é o caminho? Você acha que a nossa ilustríssima governadora se sente envergonhada quando lê e-mails desse naipe? Você acha que o Marido dela e nosso respeitado(?) secretário de segurança perde uma noite de sono sequer, pelos tiros que atingem amigos meus e seus? Acordem, amigos, essa não é a solução.

Imagine… seu pai bate na sua mãe todo santo dia. Sua casa é um verdadeiro inferno, seu irmão mais novo anda usando drogas e sua irmã mais velha saindo com pelo menos 12 caras numa mesma semana, imagine que tudo de pior está acontecendo no seu leito familiar. Que mal lhe pergunte, você gostaria que o seu vizinho, ou melhor, que o seu prédio, que a sua rua inteira ficasse sabendo de tudo o que acontece na sua casa? Se a resposta for não, meu amigo, então não há um só motivo para você repassar e-mails idiotas que só servem para ajudar a acabar com a nossa imagem perante o Brasil. Ninguém gosta de ser humilhado, sacaneado e motivo de chacota nacional, eu não gosto, meus amigos não gostam, as pessoas com as quais me relaciono também não. E sabe por que? Porque a gente tem orgulho de morar aqui, de morar num lugar que, mesmo cheio de problemas, encanta a todos. E se você não concorda comigo, companheiro, então talvez devesse morar numa cidade mais interessante e menos violenta, como São Paulo por exemplo.

O Rio de Janeiro não precisa de mais gente chutando cachorro morto. Onde está o seu orgulho de ser carioca? Onde está a sua vergonha na cara? O Rio precisa de cariocas de verdade, que estejam dispostos a mudar alguma coisa. E se você está disposto, repasse esse texto, porque ele pode parecer um manifesto pequeno, mas ao menos demonstra que existe alguém revoltado com a situação, alguém que está disposto a mudar alguma coisa, alguém que não acha engraçadinho esse tipo de sacanagem e, principalmente, alguém que não quer acabar de vez com a imagem dessa nossa já tão sofrida cidade.



Bruno Xavier.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui