Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A teoria heterodoxa ou... O verdadeiro ecumenismo! -- 17/08/2009 - 14:02 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A teoria heterodoxa ou... O verdadeiro ecumenismo.
Carlos Claudinei Talli

Eu sempre acreditei que a vida e o sacrifício de Jesus Cristo (o filho de Deus) foram a amorosa graça que o Pai enviou para manifestar aos homens o Seu Pensamento. No entanto, apesar deste meu cristianismo confesso e consciente, como os achados arqueológicos nos revelam que os vestígios mais antigos do aparecimento do homem (ser pensante) neste planeta datam de aproximadamente hum milhão e novecentos mil anos, desde há muito uma dúvida ficou a martelar na minha cabeça:

Se ponderarmos que Jesus Cristo nasceu há apenas dois mil anos, será que o Pai ficou aproximadamente dois milhões de anos, ou 140 mil anos, se considerarmos apenas o surgimento do homem moderno, sem se revelar aos seus filhos? Deus teria se omitido e sonegado aos homens A Boa Nova, o conteúdo do Seu Pensamento, por esse longo período? Seria isso possível?

Com toda a certeza não. O tamanho da Misericórdia Divina não permitiria tal fato.

Desse modo, certamente o Pai se manifestou aos homens durante todo esse tempo. E como o próprio Mestre disse em João, 14:6: "Ninguém vem ao Pai senão por mim", acreditamos, com toda a nossa convicção, que Jesus Cristo encarnou e assumiu a condição humana várias vezes, nos mais diversos contextos culturais e sociais, com nomes diferentes, com aspectos físicos diferentes, porém, sendo sempre o mesmo Filho de Deus. O Poder de Deus é capaz de fazer acontecer o que para nós parece impossível.

Se lembrarmos ainda o fato de que há pouco mais de 500 anos o continente americano não tinha sido descoberto, e que aqui viviam milhões de pessoas (os índios), desde os Sioux e Apaches na América do Norte aos Astecas e Maias na América Central e os Incas na América do Sul, seria inconcebível que Deus não se manifestasse a essas inúmeras e formidáveis culturas criadas por Ele mesmo.

Nos demais continentes isso também deve ter ocorrido, porque o Deus de um só homem é o Deus de todos indiscutivelmente. Ele se manifestou sim, e da forma amorosa e misericordiosa que lhe é característica. Por isso, acreditamos que Cristo surgiu neste planeta muitas vezes nesses quase dois milhões de anos (ou 140.000 anos), como judeu, árabe, africano, indiano, europeu oriental e ocidental, americano, índio de todos os continentes, asiático, homem da Oceania etc. E essa maneira de pensar é coerente com a forma que enxergamos Deus: Poder Incomensurável e Misericórdia Infinita.

Aqui, vou transcrever uma parte de um diálogo entre Krishna (Divindade) e seu discípulo Arjuna, do livro sagrado Bhagavad Gita (há 3,5 mil anos):

Fala Krishna: "Muitas vezes já nascemos, eu e tu: tu, ó vencedor, esqueceste os teus nascimentos; eu, porém, conheço todos os meus. Na minha divindade, sou sem nascimento nem morte, eterno e senhor de tudo que nasce e existe. Ao efêmero reflexo no espelho da Natureza imprimo o sigilo da minha Divindade, pela alta magia do meu espírito. Toda vez que a ordem morre e a desordem impera, torno a nascer em tempo oportuno - assim o exige a Lei. Para proteger o bem e destruir o mal, encarno no seio da humanidade, ensinando o caminho que leva à auto-realização."

Na nossa visão ecumênica, acreditamos que Buda, Krishna, Lao Tsé, Maomé e Jesus foram, estão sendo e continuarão a ser a mesma manifestação direta (encarnação) de Deus.

Da mesma forma podemos estender esse raciocínio, pensando de uma maneira global, ao Universo. Analisando o seu tamanho e as distàncias enormes que separam suas galáxias, fatalmente somos obrigados a concluir que outras formas de seres pensantes existem e foram criadas pelo mesmo Deus.

A partir daí, podemos inferir como fizemos linhas antes em relação ao ser humano, que o Pai deve ter enviado seu filho único a todos os lugares desse imenso Universo onde existem seres pensantes e, como no caso do nosso planeta, provavelmente muitas vezes a cada lugar e em épocas diferentes, para dar a mesma oportunidade de evolução a todos os seus filhos.

É lógico que ao ler esses nossos argumentos, a maioria das pessoas deve achar muita pretensão nossa afirmarmos isso. No entanto, essa é apenas uma teoria criada a partir das nossas convicções espirituais.

Acreditamos que essa teoria não deve representar a realidade dos fatos, porque é impossível dentro da pequenez do raciocínio humano qualquer análise de uma matéria com mistérios tão insondáveis.

Entretanto, ela é coerente com a nossa maneira de pensar Deus e o Universo por Ele criado.

Observação: este texto faz parte do livro `A Busca Interior - O Sentido da Vida´, de Carlos Claudinei Talli, publicado pela Editora Pontes.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui