Usina de Letras
Usina de Letras
271 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Jarbas Passarinho: Depoimento para a história -- 20/08/2009 - 09:40 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Correio Braziliense - 18/O8/2009

Visto, lido e ouvido

Ari Cunha -

Com Circe Cunha -

Depoimento para a história

Baobá é uma árvore dos tempos imperiais que ainda existe na Mata Atlàntica. Forte, enfrenta a seca, chuva e ventania. É inabalável como Jarbas Passarinho tem sido ao longo de sua vida política, e útil ao país. Senador por três mandatos, teve ainda a seu encargo a direção de quatro ministérios.

Chegou à presidência da Casa onde honrou seu porte de homem austero e patriota. Memória prodigiosa, não esquece detalhes mínimos da política que trilhou desde a juventude. Um dia preferiu a vida política, e deixou as fileiras do Exército, de onde nunca se afastou, por gratidão. A começar pela disciplina que conheceu na Escola Militar que marcou seu destino.

Tenho conversado muito com o senador Passarinho. Gosto de ouvir suas histórias, algumas vezes acompanhado de meus netos, principalmente do Cristian, que guarda boas revelações de fatos políticos vividos e contados por Passarinho. Garoto, ele se espanta ao ouvir histórias vividas por um político experiente citando nomes importantes com quem conviveu nesta República.

O artigo publicado ontem é o espelho de Jarbas Passarinho.

Lembra o general Del Nero, de cuja morte foi ter notícias dias depois, em virtude de cuidados médicos para evitar notícias que abalariam seu corpo fraco. Fala de livro histórico que cobre os períodos de atuação extraconstitucional dos militares em momentos turbulentos.

Sobre José Sarney, lembra instante honroso, quando o atual presidente do Senado iniciava a vida política na bossa nova da UDN. Sente-se decepcionado ao ouvir José Sarney dizer que foi perseguido pelos governos militares, pelo fato de seu protesto contra o AI 5.

É aí que Passarinho cita Rondon Pacheco, chefe da Casa Civil do presidente Costa e Silva, segundo o qual nenhum outro tipo de protesto chegou ao presidente. Duas vagas foram destinadas ao Maranhão. Uma a Vitorino Freire, outra a Sarney.

Esse último declinou do convite para não enfrentar seu tradicional inimigo maranhense.

Não fica nisso. General Geisel, prestigiando seu amigo Sarney, provocou 18 renuncias para elegê-lo presidente da Arena. Finalmente, Sarney ainda é citado. O presidente Geisel havia de emendar a Constituição, revogando todas as medidas de exceção, particularmente o AI 5.

Termina o artigo de Jarbas Passarinho: "Quem o governo escolheu para relatar a emenda, senão o senador José Sarney".

Reproduzimos os fatos históricos contados por quem os viveu pessoalmente, como testemunha da vida política do Brasil. Aos leitores cabe o julgamento de um homem dedicado ao Exército, à política e à família. A esta, que em todos os instantes o estimula com carinho, amor e respeito à lembrança de dona Ruth Passarinho, motivo de orgulho e saudade para todos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui