Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Apagão -- 16/06/2001 - 00:06 (menina pontilhada) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Apagou! Apagou a democracia, a liberdade e a consciência. Quem apagou? O APAGÂO, é claro. O APAGÃO apagou. Parece piada, mas infelizmente é a mais pura verdade: o racionamento de energia foi usado para ocultar a - vergonhosa- vida política brasileira.

As superficiais e sensacionalistas notícias – ou melhor, especulações- sobre a falta de energia foram o principal assunto da mídia no momento em que ocorriam no país acontecimentos de grande importância. O caso do Banco Marka, bem como a cassação de ACM e outros fatos de cunho político eram discretamente abordados, enquanto matérias traziam manchetes gritantes sobre corte de luz ou racionamento.

Usou-se um velho truque para “jogar a poeira em baixo do tapete”: os meios de comunicação deram toda atenção possível à falta de energia, tentando assim desviar a atenção da audiência dos acontecimentos que envolviam a política. Para completar, as matérias sobre o racionamento mostravam-se especulativas, não trazendo informação, e sim um aglomerado de suposições.

Esse lamentável fato vai ao encontro dos repuduantes ideais da Indústria Cultural: alienar a telespectador e fazê-lo consumir. Quantas pessoas sabiam que tentaram conseguir o impichment de FHC? Um quinto das que se digladiavam nos supermercados por uma lâmpada fluorescente, que de um dia para o outro virou o fetiche nacional? Talvez um quinto seja muito...

O fato é que o alarmismo em relação ao APAGÂO ocultou outras informações, e mais uma vez o brasileiro foi ofuscado e manipulado pela tirania da indústria cultural.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui