Usina de Letras
Usina de Letras
207 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->SEU PRAXEDES E A GRIPE SUINA -- 21/08/2009 - 21:18 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SEU PRAXEDES E A GRIPE SUINA
(Por Germano Correia da Silva)


Seu Praxedes anda apavorado com os noticiários veiculados na mídia em geral, todos eles trazendo informações as mais variadas a respeito da gripe suína.

Dia desses, ele acordou com uma tosse meio esquisita e logo procurou o seu médico. Assim que ficou constatado que era apenas uma gripe comum, ele respirou fundo e jurou que iria fazer de tudo para se livrar dela.

Ainda lá no posto de saúde, enquanto era examinado, ele não perdeu tempo e quis saber de maiores detalhes acerca dessa nova gripe que está assustando o mundo.

Quando o médico percebeu o estado de apreensão de seu paciente pediu que ele se acalmasse e em seguida explicou que essa nova gripe, também conhecida como gripe suína, é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1 e que esse vírus é realmente transmitido de pessoa para pessoa.

Tratou de alertá-lo que essa doença tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, tais como febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal, e que ela não é uma gripe que pode ser tratada de qualquer jeito.

Disse, ainda que para diagnosticar a infecção causada pelo vírus H1N1, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença quando a pessoa infectada poderá espalhar o virus, e examinadas em laboratório.

Seu Praxedes, um hipocondríaco de carteirinha, saiu dali mais aliviado e estava esperançoso que ao chegar à farmácia mais próxima poderia encher sua bolsa de remédios com os novos antigripais, mas nada disso adiantou.

Os antigripais que são eficazes contra o vírus dessa nova doença são controlados pelo governo e não são vendidos a esmo nas farmácias comuns. O farmacêutico de sua comunidade, por sua vez, perdeu a oportunidade de fazer uma boa venda...

Por fim, o medico que atendeu o Seu Praxedes disse que a melhor maneira de se prevenir dessa doença é evitar as formas mais comuns de contágio: contato com as pessoas infectadas ou que apresentem os sintomas e contato com objetos de manuseio por muitas pessoas como maçanetas, teclados e telefones e depois tocar o nariz, olhos ou boca.

Seu Praxedes, a exemplo de muitos milhões de pessoas do mundo inteiro, continua apavorado com tudo isso e além do uso constante de máscara que cobre o nariz e a boca ao sair nas ruas, ele tem evitado até apertos de mão e beijos. Viajar de ónibus, ir ao cinema ou ao teatro, nem pensar.

Por se tratar de uma pessoa que tem o hábito de se automedicar, a sua maior preocupação ainda é saber quando haverá remédio, sendo vendido com fartura nas farmácias, para combater de vez essa situação de insegurança provocada por essa tal gripe suína.

Sabe-se que, a título de prevenção, ele tem lavado as mãos com muita frequência e também tem orado bastante...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui