Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Despertanto da hibernação -- 26/08/2009 - 14:55 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESPERTANDO DA HIBERNAÇÃO

Ternuma Regional Brasília

Por General de Exército ALM de Paiva Chaves

CRÓNICA 14

(22 Ago 2009)

Animais que têm seu habitat em regiões geladas suportam as temperaturas mais baixas do ano em estado letárgico. Depois de se prevenirem com ingestão de grande quantidade de alimento calórico, que os sustenta até o despertar, dormem um "sono de justos", enquanto perdura o rigor do inverno.

Em nossa terra, mesmo nos estados sulinos, a estação fria é suportável para animais e homens. Aqueles têm o pelo engrossado, estes se agasalham.

Por que será que, se o corpo não hiberna, a mente cidadã vive o "sono dos justos", em qualquer época do ano, quaisquer sejam as agressões perpetradas por órgãos e pessoas, sustentadas por nossos dinheiros para representar nossos interesses e aspirações?

Apesar da crise internacional, que chegou ao país cancelando investimentos, fechando postos de trabalho, encolhendo a arrecadação e gerando outros males, a administração gasta cada vez mais e engendra uma nova CPMF (batizada de CCS) para onerar o contribuinte, que já recolhe em impostos mais de 40% de seu ganho anual. Os gastos oficiais cresceram 17% no 1º semestre, dos quais 21% em despesas com pessoal. A quantidade de ministérios não pára de crescer: já são 38, além de 4 secretarias com igual status, empregando, sem concurso, partidários e apaniguados.

O Senado, pela mão de um 2º suplente com zero voto do eleitor, engaveta, em gesto discricionário, sem pór em debate na Comissão de Ética, mais de uma dezena de acusações de ilicitudes de senadores, dentre os quais o próprio presidente da Casa. Repete assim a omissão da Càmara, que inocentou o deputado que pagava com recursos públicos empresas de segurança de que é proprietário.

A Ministra da Casa Civil nega ter chamado a Palácio a exonerada Secretária da Receita, para interferir em investigação sobre o filho do Presidente do Senado, este figura-chave para levar o PMDB a apoiar sua candidatura. Repete, mais uma vez, o recurso à mentira, que usou para descaracterizar a publicidade sobre os gastos pessoais do casal FHC, quando este foi primeiro mandatário. Ou para valorizar seu currículo, incluindo mestrado e doutorado que nunca completou. E espera, com a ética que não tem, eleger-se para dirigir o país.

São tantos os escàndalos oficiais que nem o chefe do governo, com seu inegável talento político, consegue aplacar a revolta dos próprios partidários contra a submissão da ética ao pragmatismo, que lhes é imposta de cima. O PT dá os primeiros sinais de esfacelamento, com a renúncia, depois revertida, do líder no Senado e a defecção de dois senadores.

A putrefação do ambiente político e a gastança administrativa parecem ter alcançado tal nível que começaram a sacudir da letargia a cidadania dos bons brasileiros, se considerados alguns alvissareiros exemplos colhidos,

O recém lançado Movimento Independente Brasil, encabeçado por um ex-torneiro mecànico (com todos os dedos), hoje engenheiro e advogado, tem expressiva agenda de propostas e projetos, que pode ser examinada no site relacionado abaixo.

Com o apelo `Esta É a Hora", outro grupo convoca os cidadãos a deixarem de ser simples espectadores e aderirem a uma manifestação, às 1700 horas de 7 de setembro, em suas casas, em seus carros, onde estiverem, por uma profunda reforma político-administrativa. O endereço eletrónico também está informado abaixo.

O Lions Clube de Blumenau Centro lança eloquente manifesto, buscando sacudir os eleitores da anestesia em que vivem, apontando mazelas da atual administração e convocando-os a se empenharem num legado mais rico de valores às gerações que nos sucedem. Sua leitura pode ser feita no endereço relacionado.

São apenas três exemplos, enviados, por correspondentes, a quem pouco navega pela internet. Pela amostragem, é de supor que muitos mais existirão. Em assim sendo, a cidadania estará despertando da hibernação, acordada pela avalanche de denúncias que a mídia veicula e pelos fétidos odores emanados de uma administração corrompida por seus próprios interesses.

Alvíssaras!


1) Movimento Independente Brasil: www.mibrasil.com.br

(2) Esta É A Hora: www.estaeahora.cjb.net

(3) Manifesto do Lions:


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui