Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta a um brasileiro chamado Luiz Inácio Lula da Silva -- 18/05/2005 - 13:26 (LISE MARIE UPJAT) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Exmo.Sr.Presidente da República Federativa do Brasil
Senhor Luiz Inácio Lula da Silva
Palácio do Alvorada- Brasília-DF
Brasil


Querido Presidente tomo a liberdade,que V. Exa concedeu aos brasileiros de trata-lo como irmão, uma coisa inexplicavelmente humilde e altiva, em um homem que esta onde esta, sendo quem é, o Presidente de uma das maiores nações do mundo, o senhor, meu irmão, Luiz Inácio-O Lula.
Sei meu irmão, que há tempos luta para solucionar todos os problemas que este povo tem e que até você já sofreu na própria pele.
Da miséria nordestina, do sol e da fome sempre presentes na vida do norte e de outros também sem sorte, o amor da família, da velha mãe guerreira, dos manos, da bóia fria, dos quilômetros que já andou a pé, dos ônibus lotados, da humilhação por ter se atrevido a querer ser reconhecido como ser humano, sujeito a dor e ao amor, sorriso e choro, situação insuportável para os tiranos, da galega sempre sorridente ao teu lado (não deve ser à-toa - sejam sempre felizes, pois todos tem direito a felicidade), uma irmã de signo e uma digna mulher brasileira antes de tudo, uma lutadora eu reconheço, dos filhos, dos amigos, dos netos, seu livro da vida já esta quase completo.
A verdade é que você é nosso Dom Quixote, que se bate em luta bravamente contra os moinhos de vento, porém ao tentar lutar para acabar com eles, apenas fica com as mãos cheias de fumaça e teu rosto já não consegue mais esconder a frustração que ataca teu coração.
É meu irmão, no dia a dia a luta continua, batalhas que visam um objetivo que talvez nesta nossa vida nunca venhamos a atingir.
A miséria material tomou conta e faz tempo, antes mesmo de Dom Quixote ter saído com Sancho Pança. É só olhar em volta... Não és culpado disto tudo de modo algum.
A miséria espiritual só não tomou conta ainda, por causa da riqueza de religiões que ainda nos fazem resistir bravamente, e que assim não deixa esta miséria se alojar de vez neste imenso país, talvez também por que Deus por ainda nos amar, se recuse a morrer, pois muitos de nós já o enterramos em nosso coração, por causa de tanta desesperança.
As religiões falam das verdades de outros povos, judeus, africanos, árabes, orientais, mas nenhuma fala de um calango num prato ao meio dia - só de maná, de dois litros de água pra dez pessoas -mas de chuva no Egito, de três pães para seis crianças num barraco - mas do cara que era judeu que repartia pães e peixes e fazia vinho.
Pois é irmão, Jesus não esta só em Nazaré ou na cruz, dentro de igrejas, oratórios ou em camisetas, ele esta dentro de cada pobre que luta pra se manter vivo, de cada cão que vira uma lata de lixo, de cada mãe que trabalha 18 horas pra dar de comer aos seus mais um pão, de cada homem pai de família que além de um dia de escravo, tem suas obrigações familiares, você sabe como é.... Mas Jesus esta também dentro de cada candidato que quer ser Presidente de nossa nação e que nos diz que se entrar irá melhorar nossa vida, que haverá mais pão, um teto decente, educação para nossos moleques e molecas, saúde, liberdade e tudo de bão, como dizem os meninos, tão alegres na sua juventude ainda embriagados do vinho de Hebe.
Só coisa boa é dita pra gente e mesmo sem aceitar, realmente é só o que a gente quer ouvir, como a mulher de malandro a gente novamente acredita, porque na real, não tem como se desacreditar mais, mas pelo amor pelo nosso país, pelos nossos filhos, pelos nossos pais, pelos nossos homens e por nós mesmas a gente sempre cede, em palavras de mulher brasileira, digo a você meu irmão, a gente vai pra cama de novo e de novo só que sempre leva mais e ganha menos...
Sabe meu irmão você não é culpado nem é inocente, apenas é a bola da vez, daí o peso da cruz que estas a carregar.
Nosso povo não entende nada, só sabe que quer, isto é o resultado da falta de educação, da família e da fé em nossa nação.
Enquanto nossa gente não souber o que é ser um povo, e que ser humano é ter o tem direito de sorrir e de comer todo dia, de ser saudável e ser protegido na doença, de ser nenê e ser velhinho, de ser homem e ser mulher, de amar um igual ou diferente, de ter família, ter pai e uma mãe, um passado e um futuro, nada realmente irá mudar.
O cerne do problema também esta em nós, esta no povo, não sabemos quem e o que somos, achamos que é esperto aquele que ludibria e rouba impunemente por qualquer meio, achamos que é machão aquele que desrespeita as mulheres, trata todas de forma agressiva, tem esposa e tem amante, tem prole, mas não tem filhos (?), veneramos a falta de decência de nossos filhos, pois é mais fácil dizer sim ou se omitir do que desligar a tv e falar de amor, de respeito, de família, dos dias de sol e de chuva na vida da gente, dos dias de doença e da falta de uma mão de um homem ou mulher pra reconfortar com um carinho ou trazer uma simples xícara de chá.
Copiamos as modas estrangeiras, tornamos ideal a beleza que não é a da verdadeira mulher brasileira, discriminamos os escuros ou os anatomicamente nem tão gostosos como dizem por ai, é que eles não tem alma, não podem ser sujeitos a amar e serem amados, então que morram no longo da estrada, pois é, isto tem um preço e certamente nos esta sendo cobrado agora...
- O Velho não dorme de toca! - me disse uma vez uma mãe de santo.
Que falta faz um pai, que falta faz uma mãe, todos sabem e quem não sabe é porque nunca teve este alguém.
Que falta faz uma esposa no fim de um dia cheio de problemas, alguém pra nos dar um prato de alimento, um beijo, ouvir os reclamos ouvir os desejos e sonhos, ainda que nos dê apenas uma gota de amor.
Que falta faz um marido para nos aquecer nas noites da vida nem sempre felizes, pra olhar o nenê que chora, o porque do barulho estranho no pátio, pra reclamar que ver o futebol, jogar meias no chão, e ajudar a educar e alimentar o filho rebelde e assim criar outro brasileiro.
Pois é companheiro, ser e permanecer gente esta difícil.
Como dizer pros da gente que não tem mais comida hoje, e falar de que jeito pra dois guris de dez anos, que o pai foi demitido, que vamos ter de ir morar na rua, que a mãe tá muito doente e ir ao médico não é pra agora, e como se faz pra ter sorte de sobreviver mais um fim de semana na guerra da fome e crime que nosso país virou.
Lembra da liberdade de ir e vir pela qual tu lutava, não esquece dos dias de chumbo, não deixa tirarem nossa esperança de ser gente mesmo no terceiro mundo.
Pensa irmãozinho, como ser homem e enfrentar um dia de trabalho e voltar com as mãos vazias, mandando guardar a panela por que hoje o dinheiro não deu, que a luz esta cortada e que água vai nesta também, que a casa que não é nossa esta atrasada no aluguel, e que este ano não vai ter de novo Papai Noel.
É irmão companheiro o negócio tá ruim mesmo. Mas, ainda pode ser que dê tempo do povo ainda se salvar da enxurrada.
Gostaria de poder incorporar o caboclo Brasil e dizer para o povo que partido político é besteira, não tem partido numa família, se um sofre todos sofremos, que as idéias tem de ter base e fundamento senão apenas jogamos areias no vento, que a honestidade é tudo, que a simplicidade é ouro e a riqueza desmesurada é nada.
Irmão, como abrir a janela e ver um homem comendo de um saco lixo, um velho sentado nos bancos de INSS, como pedinte, condenado a morte por te atrevido viver demais nesta vida, ver nossos filhos drogados, prostituídos, perdidos, corpos sem alma e nada poder fazer, ver o homem da gente bêbado, caído na rua da vida a um passo da eternidade, ter de aceitar que ele foi demitido porque ficou doente, sabe a gente se sente um covarde.
Meu irmão e camarada, por favor, não deixa depois disto que nos falte mais nada, afasta de ti os malandros que te cegam com lindas palavras e você pensa que faz e daí não faz é nada.
Livra-te dos aduladores que apenas aumentarão as tuas e as nossas dores.
Sabe irmão, às vezes acho que nós queremos que tu realmente seja Deus, para poder orar assim pra você:

Irmão Lula que estás em Brasília
A capital que de tão irreal virou uma ilha
Ajudai e protegei a nós os trabalhadores
Pelo menos não deixa aumentar mais nossas dores
Venha a nós o vosso reino
Onde realmente seja feita a tua vontade
Aqui em nossa terra como em teu bom coração.
O pão nosso não nos nega ou deixa que nos roubem não
Dai-nos a esperança e a coragem pra criarmos as nossas crianças
Não perdoa nossos ofensores!
Não deixa que nos causem mais dissabores
Afasta de nosso povo estes pecadores
Levanta a bandeira da honestidade
E pune estes ladrões pela sua maldade
Afasta de nós a tentação de achar certo ser corrupto e ladrão
Tens o poder, usa ele com glória, pois é teu nosso reino.
Escreve teu nome na história
Como o presidente de nosso coração
que de tanto tentar e realizar
fez do Brasil a melhor nação.
Por Deus, Oxalá, Buda, Cristo,
Assim seja.


Sem mais para o momento, certa de sua compreensão, apresento humildemente,
Minhas cordiais saudações.


De uma mulher brasileira para um homem brasileiro.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui